Beneficiários com o Passe Livre Intermunicipal concedido a pessoas com deficiência comprovadamente carentes terão prorrogação do benefício até o dia 30 de junho de 2021. A medida foi divulgada pela Faders – Acessibilidade e Inclusão. A nova prorrogação ocorre, em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isso, portadores de necessidades especiais não precisarão se deslocar, por enquanto, para encaminhar nova documentação.

Em março, o governo já havia prorrogado a medida. No entanto, com o aumento de casos e internações pela covid-19, a decisão de adiar o retorno dos processos foi necessária. Esta é a terceira prorrogação concedida pela Faders.

Presidente da Faders, Marquinho Lang destaca a sensibilidade das entidades para rapidamente atender o encaminhamento. “Esse entendimento entre os órgãos e entidades demonstrados mais uma vez com essa nova prorrogação é fundamental, pois evita transtornos àquelas pessoas que dependem do transporte intermunicipal. Ainda assim, é preciso ressaltar que a prorrogação da validade dos benefícios não é um incentivo ao aumento de circulação. As pessoas com deficiência são do grupo de risco, e recomendamos que permaneçam resguardadas”, afirma.