Uma construção que contou com a participação de mais de 100 pessoas, de diferentes segmentos, tais como indústria, comércio, serviço, agricultura, educação, resultou no plano municipal de turismo que tem vigência pelos próximos quatro anos. “Esse plano representa para Bento Gonçalves um passo importante no que tange a união deste importante setor. Ter mais de 100 pessoas envolvidas na construção é um grande diferencial, são muitas pessoas transmitindo e compartilhando ideias, demandas, necessidades e uma visão para o futuro do turismo em nossa cidade”, afirma.

Inúmeras ações para os próximos anos foram construídas, mas Parisotto destaca que o plano levou em consideração os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e que está dividido em oito eixos. “Todas as orientações da construção foram feitas através das orientações do Ministério do Turismo, o que mostra um plano completamente atualizado com as diretrizes nacionais e internacionais do turismo”, frisa.

Outro ponto positivo é o que plano deve ser atualizado a cada quatro anos, com isso, Bento Gonçalves se mantem credenciada para receber emendas parlamentares e recursos federais. “Sem isso não poderíamos aproveitar recursos voltados para o setor”, afirma.

A empresa Entre Rios foi contratada para fazer um estudo do fomento turístico da região, trabalho que durou aproximadamente um ano. “Um dos principais pontos levantados é que hoje Bento tem uma grande união no setor e muitas pessoas dispostas a contribuir para o sucesso do turismo. Demostrou que é uma cidade destaque pela grande evolução que tem ocorrido também no setor. Uma observação que nos preocupa é o grande avanço que está ocorrendo em direção das rotas turísticas o que acende uma luz de alerta para o futuro da própria cidade, não podemos destruir nossa galinha dos ovos de ouro. Sabemos que o turismo valoriza o metro quadrado da terra, mas apenas vale se houver preservação paisagística, histórica e cultural, do contrário perde seu valor. Precisamos preservar para garantir o nosso futuro”, afirma.

Bento em 2024

Questionado sobre como enxerga o município em quatro ano, Parisotto afirma que ainda tem muito para ser feito. “Nossa legislação é frágil e dá muitas aberturas para um crescimento desenfreado, o que gera risco também para o futuro. Percebemos o quanto tem aumentado a procura por investidores de outras regiões que veem Bento como um grande potencial. Esse crescimento é fundamental pois gera riqueza para todos, porém ao mesmo tempo precisa de critérios que mantenham características que fazem parte do nosso dia a dia e nos trouxeram até aqui. Certamente com ajuda e consciência de todos poderemos evoluir ainda muito”, finaliza.