O trabalho da doula é importante, principalmente para empoderar a mulher e fazê-la entender sua capacidade de colocar uma vida no mundo

Priorizando a saúde da mãe e do bebê, existem cuidados que devem ser tomados desde o início da gestação até o momento do trabalho de parto, preservando o bem-estar de ambos. O ofício de uma doula é importante nesse processo, principalmente para empoderar a mulher e fazê-la entender de sua capacidade e potencial em colocar uma nova vida no mundo.

Para Michele Furlanetto, a formação como doula se deu no período em que estava grávida de sua primeira filha, Antonella. “O curso me ajudou muito. Saber dos benefícios de um parto normal me auxiliou como mulher, pois nosso corpo se recupera mais rápido e no dia seguinte já pode voltar a algumas atividades”, lembra a mãe também de Joaquim, de oito meses.

Hoje, a profissional atua em Bento Gonçalves e faz parte da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul). Foi pioneira da entrada na maternidade tanto na Capital Nacional do Vinho, quanto em Garibaldi. “Sou a favor do parto humanizado, mas o processo tem que ser seguro para ambos. No caso da escolha do parto domiciliar, é importante escolher uma equipe qualificada e preparada, com enfermeiras obstetras registradas para um melhor acompanhamento antes, durante e pós-parto” frisa Michele.

Diretrizes para parto domiciliar auxiliam a equipe de enfermagem obstetra. Foto: Reprodução

Parto seguro

Segundo a professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Virginia Leismann Moretto, a Lei do exercício profissional nº 7.498 de 25 de junho de 1986, no artigo 11, fala de situações em que um profissional de enfermagem pode atuar dando assistência à gestante, parturiente (mulher que está em trabalho de parto) ou puérpera (mãe no pós-parto). “O exercício na atenção ao parto se abrange e avança em relação à enfermeira obstetra, que é capaz de avaliar e identificar distócias e complicações, para fazer o acompanhamento”, explica a docente.

No caso de preferência para parto domiciliar, de acordo com Virginia, é necessário buscar enfermeiras habilitadas para realizar de forma segura. “As mulheres que buscarem o recurso devem procurar quem são esses enfermeiras, se têm registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem), se são amparados legalmente para exercer essa profissão e quais as medidas utilizam para a segurança da mãe e do bebê”, orienta a professora.