Programação do evento contará com apresentações transmitidas por meio de rede social

Usando a imaginação para criar novas histórias, nem mesmo a pandemia consegue parar o mundo da leitura. A 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves vai acontecer de forma online, preservando a saúde de todos e continuando a incentivar a apreciação de obras literárias.

De sete a 18 de outubro, a programação do evento vai contar com apresentações diretamente do palco do teatro do Serviço Social do Comércio (SESC), transmitidas por meio de rede social para quem desejar assistir. Segundo a diretora da Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, Paula Gautério, todos os cuidados serão tomados para que os convidados não façam as apresentações juntos, mas mantenham o distanciamento social recomendado. “A gente está criando um canal no YouTube, da feira do livro. Vamos transmitir todos os eventos lá. Também estamos terminando o site da feira, lá vai ter toda a programação”, explica.

A venda de livros não vai ser feita na praça Via del Vino, como em todos os anos, mas por meio da plataforma digital Vem Delivery. “Alguns livreiros que não quiseram aderir ao método, vão estar participando com o desconto de 15%, mas vendendo diretamente da livraria deles. No site da Feira vai ter todas essas informações, como o link de direcionamento ao site de compras e para o canal do YouTube”, afirma Paula.

Mesmo com a mudança repentina de planos causada pelo coronavírus, as expectativas são altas para o sucesso do evento. “Quando tínhamos a Feira totalmente de forma física, havia um limite para atender. Era complicado, pois é um projeto que a gente trabalha no ano inteiro e culmina nesses dias. As escolas se empenham com antecedência para apresentar as obras dos escritores e nesse período, as crianças têm oportunidade de um encontro com eles e algumas não conseguiam por conta do limite de espaço”, lembra.

Em nota divulgada pela prefeitura, o secretário da Cultura, Evandro Soares, fala que esse é o momento de se reinventar. “Saímos há poucos dias das atividades dos Festejos Farroupilhas realizadas de forma digital, uma experiência diferente, mas enriquecedora. Agora vamos levar o mundo dos livros diretamente para a casa das pessoas, com uma programação 100% online. Acredito que estaremos vivendo momentos em que a leitura se tornará ainda mais presente para nossa comunidade”, pondera.

A comissão organizadora da Feira, de acordo com Paula, chegou em um consenso de que as próximas edições vão ser híbridas, mesmo que tudo volte ao normal. “Não tem como a gente fugir disso, porque podemos trazer pessoas de qualquer lugar do mundo, então vamos continuar mantendo o canal para as próximas edições e também a programação virtual”, esclarece.

Data, tema e material de divulgação do evento já foram definidos
Foto: Divulgação

Tema da Feira comemora os 80 anos da Biblioteca Pública

O tema da 35ª edição é “Uma feira feita de histórias”, em comemoração aos 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. Para o momento especial, a patrona convidada foi Letícia Wierzchowski, escritora que ficou conhecida de forma internacional em 2003, pela adaptação do livro para a série “A casa das sete mulheres”.

Para Letícia, a felicidade é a mesma em encontrar leitores e alunos, mesmo que virtualmente. “É uma honra. E, especialmente num ano como este, uma alegria extrema. As histórias nos salvam e nos fazem viajar, e vivemos um período onde elas nos ajudaram muito”, observa.

A escritora afirma que o seu papel será o mesmo que sempre fez. “Falar de livros, de histórias, contar de como segui este caminho, que é possível talvez para alguns destes alunos que me ouvirão. Compartilhar histórias reais e ficcionais” relata.

Segundo a patrona, livros são asas e a questão do virtual é apenas um meio das pessoas voarem e viveram juntas. “Que a feira seja, mais do que nunca, uma festa. Bento Gonçalves é um exemplo neste ano de dificuldade”, enaltece.