Na próxima quinta-feira, 20, as paróquias Santo Antônio, Cristo Rei e São Roque se unirão para celebrar o dia de Corpus Christi. As três paróquias da cidade celebrarão juntas a missa solene às 15h, em frente ao Santuário de Santo Antônio.

De acordo com a organização da festividade, haverá a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, a partir das 7h. Durante toda a manhã, centenas de pessoas, integrantes de pastorais, entidades e grupos das três paróquias, deverão se mobilizar para a montagem dos tapetes. A celebração do Corpo e do Sangue de Cristo foi instituída para ressaltar a própria Instituição da Eucaristia que acontece na “quinta-feira santa”; enquanto que a procissão tem a finalidade de ressaltar a fé do povo na Eucaristia.

Preparados por cerca de 600 voluntários, eles deverão confeccionar cerca de 40 painéis, que juntos, formam um grande tapete, numa extensão de aproximadamente 90 metros. Ano passado, foram utilizados cerca de 70 sacos de serragem para a confecção dos tapetes com símbolos relacionados à Eucaristia, Campanha da Fraternidade 2019, Ano Vocacional, entre outras temáticas,  fazendo de sua arte uma forma muito especial de louvar a Deus. Cada painel possui a medida de 2,40 metros de altura, por 2,20 metros de largura. E o trabalho não para por aí: para que cada tapete tome a forma definida, as equipes precisam definir os desenhos e ampliá-los em uma forma de papel.

Após a missa, ocorre a procissão, conduzindo o ostensório com Jesus Eucarístico, sendo seguido pelos sacerdotes e fiéis nas ruas centrais da cidade, retornando ao local de início da celebração.

Ainda, segundo os organizadores, haverá a realização do “Tapete Solidário”, que visa arrecadar, neste ano, alimentos não perecíveis, que serão recolhidos em cestos espalhados pelo altar. Todos os mantimentos serão distribuídos às pessoas carentes e entidades que realizam o trabalho social em Bento Gonçalves.

Em caso de mau tempo, a confecção dos tapetes será cancelada e a celebração ocorrerá dentro do Santuário de Santo Antônio.

Significado da Festa de Corpus Christi

De acordo com o professor e escritor Felipe Aquino, certa vez, no século VIII, na freguesia de Lanciano (Itália), um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Para seu espanto, e para benefício de toda a humanidade, na mesma hora, a hóstia consagrada transformou-se em carne, e o vinho consagrado transformou-se em sangue. Ainda, segundo Aquino, mesmo com esse milagre, entre os séculos IX e XIII surgiram grandes controvérsias sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. “Alguns afirmavam que a ceia se tratava apenas de um memorial que simbolizava a presença de Cristo. Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, cujas visões solicitavam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em outubro de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a solenidade para toda a Igreja”, explica.

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

Tapetes de Corpus Christi

A tradição dos tapetes que ornamentam a solenidade de Corpus Christi no Brasil tem origem nos imigrantes açorianos, provenientes do arquipélago dos Açores, em Portugal. O Barroco, manifestação artística do século XVII, enriqueceu a festa com suas características e, desde a época colonial, uma profusão de cores, a música e expressões de grandeza marcam a festa.

Procissão de Cristo Rei

A procissão inicia às 10h30min, na Igreja Cristo Rei, seguindo pela rua Dr. Casagrande, Duque de Caxias, Silva Paes, Olavo Bilac e finalizando na Dr. Casagrande. Os agentes de trânsito acompanharão o grupo pelo trajeto de forma a promover a segurança dos participantes.

Devido a celebração, trânsito no Centro sofrerá alterações

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), o trânsito estará parcialmente interrompido na rua Marechal Deodoro, a partir das 6h30min, onde haverá o bloqueio do lado direito desde a Julio de Castilhos até a Igreja Santo Antônio. Conforme o DMT, o lado esquerdo da via seguirá com trânsito livre.

Durante a procissão, a partir das 15h, a rua Marechal Deodoro com Saldanha Marinho e  rua Julio de Castilhos com Ramiro Barcelos serão totalmente interrompidas. Com isso, o ponto de ônibus localizado na rua Julio de Castilhos será transferido para a rua Ramiro Barcelos, em frente ao Colégio Aparecida. Já, o ponto de Táxi na Rua Barão do Rio Branco, será deslocado para a rua Dr. Montaury.

Conforme o DMT, a previsão é de que as vias sejam liberadas às 17h30min.

Foto: Mateus Marchetto Conci/Divulgação