Em evento virtual que reuniu profissionais da imprensa local e regional,
também foi apresentada a programação da Semana Santa 2021

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, divulgou na tarde desta quarta-feira, 24 de março, a campanha de comunicação da 143ª Festa em honra ao Padroeiro do município. A atividade aconteceu por meio de encontro virtual da equipe de festeiros e festeiros jovens, com os profissionais da imprensa local e também de outras cidades da região. No início da atividade, o pároco, padre Ricardo Fontana, recordou o lema dos festejos de 2021, inspirados no capítulo 6, versículo 8, do livro bíblico do Profeta Isaías: “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”.

Com a apresentação dos casais festeiros e dos festeiros jovens, teve início a mostra do conceito que embasou a construção do cartaz da 143ª Festa de Santo Antônio, que traz como elementos principais a pomba, símbolo do Espírito Santo, o sol, o Santuário Santo Antônio visto a partir de uma nova perspectiva, isto é, do recanto construído na lateral, tendo ao fundo o campanário, que é a marca oficial da Paróquia. Também integram a identidade visual três pessoas, sendo uma jovem com o celular em sua mão, que faz memória aos novos meios de evangelizar; um jovem com o violão, que recorda o dinamismo da Igreja e uma mulher, com o terço, sinal de fé e devoção. A imagem de Santo Antônio, que está no altar principal do Santuário, completa a composição.

Também foram apresentados os demais materiais de divulgação da Festa, como o santinho, o livreto com as orações próprias para a Trezena, que inicia em 31 de maio, e também a Ação entre Amigos. A programação religiosa terá início no dia 10 de abril, com a visita de Santo Antônio às comunidades atendidas pela Paróquia. Serão realizadas carreatas com a imagem do Padroeiro, pelas principais ruas dos bairros, com a intenção de ajudar os núcleos familiares a preparar pequenos altares com a imagem do Santo e rezar pedindo a sua intercessão. O calendário se estende até o final do mês de maio.

Para o dia 30 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e rádios parceiras. Toda a programação está sendo pensada para ser realizada com a presença de fiéis, no entanto, serão acompanhadas as determinações das autoridades civis e diocesanas acerca da pandemia da Covid-19.

Já o dia festivo, 13 de junho, também domingo, terá a tradicional programação com a alvorada festiva e o repicar dos sinos, e Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, sendo a celebração das 15h prevista para acontecer em frente ao Santuário, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio. Em caso de limitação em virtude das bandeiras do distanciamento controlado, a procissão será motorizada e percorrerá as ruas do Centro, em estilo de carreata.

A programação social, por sua vez, teve início com a apresentação da campanha para a imprensa e terá continuidade no dia 28 de maio, com o tradicional jantar do codeguim, em formato drive thru, e também no dia 13 de junho, com o almoço do dia festivo, no mesmo modelo de serviço. Em 31 de maio, primeiro dia da Trezena, será entregue o “Troféu Tonito” aos festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio e haverá homenagem aos festeiros de 1971 e 1996. Na data de 16 de outubro acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 30 de outubro será feita a entrega dos prêmios.

Novidades

A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é experiencia de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. Estamos trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.

Toda a preparação da 143ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas com as crianças e também a viabilidade de um concurso de poesias com os estudantes, além de propostas para a Catequese.

Está prevista a realização de um concurso fotográfico para a participação da comunidade em geral, com o envio de imagens do Santuário Santo Antônio, que serão utilizadas na organização do Guia de Visitação do Santuário, além do material impresso da 143ª edição dos festejos, que estará a disposição da comunidade do dia 10 de abril, com a programação e também a oração para cada dia da trezena, bem como a possibilidade de acessar vídeos e demais materiais via QRCode.

Novamente, será realizada a ação da distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. De acordo com a realidade da pandemia, a atividade irá acontecer mediante parceria com as padarias e demais estabelecimentos de Bento Gonçalves.