Encontro contou com a presença do governador Eduardo Leite, do presidente da Famurs, Maneco Hassen, e presidentes das 27 Associações Regionais

A medida em que o avanço da pandemia do novo coronavírus aumenta em todo o Rio Grande do Sul, novas medidas para controlar a situação começam a ser desenhadas pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 30, em encontro com representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o governador Eduardo Leite apresentou medidas emergenciais que poderão ser tomadas caso o número de casos continue aumentando. Entre elas está a suspensão das festas e eventos de final de ano nos municípios.

Com a suspensão das festividades, além das promoções realizadas pelas prefeituras, eventos promovidos por estabelecimentos privados e condomínios também estariam na mira do governo.

Durante o encontro, Leite falou sobre possíveis mudanças nos protocolos de distanciamento controlado. Entre as alterações está o limite do horário de funcionamento do comércio e de restaurantes, a suspensão temporária do modelo de cogestão, que permite aos municípios flexibilizações mais brandas do que as determinadas pelo Governo do RS.

Entre as propostas do governo também está inclusa a realização de campanhas de conscientização da população, além da utilização da Brigada Militar para possíveis fiscalizações em locais públicos.

Foto: Itamar Aguiar/Pálacio Piratini