Devido a atrasos no pagamento salarial referente ao mês de outubro, funcionários da Fundação Araucária estão paralisados desde a manhã desta quarta-feira, 18 de novembro. Mas a falta de garantia no emprego por pelo menos 120 dias para os participantes da greve fez com que os funcionários da Fundação Araucária de Bento Gonçalves optassem pela continuidade da greve.

A decisão ocorreu em assembleia, realizada no final da tarde desta quarta, 18, em frente da Unidade de Pronto atendimento (UPA). Já o pagamento dos 70% restantes dos salários em atraso, motivo principal da paralisação, está garantido para esta quinta-feira, conforme negociação feita com a direção da Fundação Araucária. Na semana passada, os profissionais da fundação foram surpreendidos com o depósito de apenas 30% dos vencimentos na conta bancária, o que motivou a decisão pela greve no setor.

Nesta quarta-feira, 18, durante todo o dia, os trabalhadores e trabalhadoras permaneceram em frente a UPA, local de maior acesso de pessoas em busca de atendimento à saúde. Em uma nova reunião realizada na quarta, 18, entre prefeito, Secretaria de Finanças e Fundação Araucária, novas regras foram decididas. Ficou acordado que a Prefeitura vai pagar o que deve para a Fundação Araucária. Um depósito já foi realizado na quarta-feira, 18, e outra parte será depositada nesta quinta, 19. A Fundação se comprometeu em efetuar o pagamento dos salários atrasados até às 12h desta quinta.

De acordo com Danilo Teixeira, presidente do Sindisaúde de Caxias do Sul, não será mais efetuado o pagamento de 20% referente ao salário de outubro atrasado e a primeira parcela do 13º que seria paga na sexta-feira, 20. “Foi acordado que será pago os 70% faltante referente ao salário de outubro até o meio-dia desta quinta-feira, 19. Com o pagamento, a manifestação acaba. Quanto ao 13º salário, ainda está sendo deliberado se o pagamento será realizado em duas vezes, ou será pago integralmente em dezembro”, comenta.

Quanto a estabilidade para os trabalhadores, não houve acerto. Segundo a opinião da maioria dos empregados que participam do movimento, é preciso que haja o mínimo de garantia no emprego para os grevistas. A Fundação Araucária possui cerca de 170 funcionários que atendem em diversas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves.