O Rio Grande do Sul, através do Laboratório Farmacêutico do Estado (Lafergs), vinculado à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), assinou termo de cooperação, nesta quarta-feira, 18 de novembro, para pesquisa e desenvolvimento de medicamento derivado da substância fosfoetanolamina sintética, usada para tratamento de câncer. A adesão à iniciativa, formalizada em ato no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, ocorreu após um ciclo de discussões técnicas que envolveram apoiadores e os pesquisadores detentores da patente do projeto, criado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

A fosfoetanolamina sintética é uma substância química obtida através de um novo processo de síntese. De acordo com o diretor do Lafergs, Paulo Mayorga, o composto ainda não passou pelos chamados testes clínicos, testes formais em seres humanos, conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não podendo ser considerado ainda um medicamento. Assim, através do termo de cooperação proposto, as partes envolvidas concordam em somar esforços para avançar nas etapas legalmente previstas para, em caso de sucesso, chegar ao registro de um medicamento junto à Anvisa.

O que é

A fosfoetanolamina sintética é uma substância química obtida através de um novo processo de síntese patenteado por um grupo de pesquisadores anteriormente vinculados ao Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, sendo eles os detentores da patente.

Informações do Governo do Estado.