O marco oficial do início da colonização italiana é 1875. Antes da chegada dos imigrantes, o Governo Imperial, através do Decreto de 09 de fevereiro de 1870, estava criando os três grandes centros de Colonização na Província São Pedro do Rio Grande do Sul, para serem assentados aqueles que futuramente seriam enaltecidos e homenageados como sendo os pioneiros e propulsores de um grande progresso econômico e cultural em toda a região serrana.

Os três primeiros centros de colonização: Colônia Caxias, Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves) e Conde D’Eu (hoje Garibaldi).

O ano de 1870 corresponde à época das Guerras pela Unificação da Itália, por reinos, Ducados e Principados. Partindo destas situações, surge a pergunta: Por que muitos italianos emigraram para o Brasil e pelo Continente Americano?

Somente o rei Victor Emanuel II, com auxílio de Cavour e de Garibaldi, consegue a Unificação da Itália. Apesar da Conquista, a situação continuava difícil. A insegurança, a incerteza e a confusão eram totais. Por isso, o Governo Italiano, permitiu a saída de seus habitantes para outros países à procura de terras, de paz e tranquilidade para viverem em melhores condições. A situação aqui no Brasil também contribuíram para a vinda dos imigrantes. Após a extinção do tráfico dos escravos. Mas, nem sempre a Legislação foi observada e, em muitos casos, deixou muito a desejar.

Para chegarem ao Brasil, os imigrantes vinham de navios à vapor, atracavam no porto de Santos. Seguiam para Porto Alegre, via Porto de Rio Grande, através da Lagoa dos Patos e estuário do Guaíba. E, em embarcações menores pelo rio Caí, até o porto de São João de Monte Negro. Depois, a pé, através de trilhas abertas na mata, rumo aos Centros das Colonizações.

“E O POVO DE PINTO BANDEIRA, COM O LEMA: SONHO, TRABALHO E REALIDADE, MOSTROU PARA A REGIÃO E PARA TODO O ESTADO, QUE O SONHO, O TRABALHO, TORNARAM-SE REALIDADE”…

Com a UNIÃO DE TODOS, realizaram nos dias, 10, 11 e 12 de Janeiro de 2020, A GRANDE CELEBRAÇÃO DA SUA FESTA. COM 80 EXPOSITORES 35.000 VISITANTES. Altas Autoridades na Abertura Oficial e a presença de 34 Prefeitos e Primeiras Damas. E uma extensa programação, valorizando todos os moradores.

Na recepção – O Resgate dos “Saberes”, da Gastronomia e dos Tradicionais Cantos.

O Desfile Temático… Nada foi esquecido… A sequência foi das mais fantásticas… A travessia, a chegada, o início das plantações e construções, as dificuldades… Mas, nunca faltava a Fé, a Oração e os Valores na Família.

O povo de Pinto Bandeira tem muita FÉ, muitos VALORES E MUITA HISTÓRIA…

PARABENIZO TODOS OS ORGANIZADORES E COLABORADORES E TODO O POVO DE PINTO BANDEIRA.

EM ESPECIAL AO PREFEITO HADAIR FERRARI E A PRIMEIRA DAMA SANDRA L. FORESTI FERRARI, QUE COM ENTUSIASMO TORNARAM REALIDADE O SONHO DE UM POVO QUE TRABALHA COM FÉ E QUE NUNCA PERDERAM A ESPERANÇA DE CONSTRUÍREM SEUS SONHOS…

“VOCÊS MUDARAM A HISTÓRIA DO POVO DE PINTO BANDEIRA.”
APLAUSOS PARA TODOS AQUELES QUE MERECEM