Os problemas com sono atingem pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que metade da população apresente distúrbios para dormir. A falta de concentração e de coordenação motora, fome em excesso e suscetibilidade às doenças são algumas das dificuldades que essas pessoas apresentam. “Existem estudos mostrando que quem dorme pouco tem mais risco de morte e também de apresentar alterações cardiovasculares, por exemplo”, alerta a Dra. Cristina Carrion, Neurologista Especialista em Sono.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Sono, 15 de março, apresentamos dicas para você melhorar as suas noites de sono.

Dicas para uma melhor qualidade do sono

Qual a importância do sono para a saúde?

Primeiramente, o sono é essencial para a saúde humana. A noite de sono serve para a restauração física e mental,por isto é importante que seja reparador. Para que isto aconteça,uma atitude importante é manter o hábito de ter sempre um mesmo horário para dormir.

Substâncias que inibem ou favorecem o sono:

Outra dica é não usar estimulantes no período da tarde e noite. Depois das 16 horas, o uso de muita cafeína pode atrapalhar ou piorar o sono. Há alimentos que podem favorecer o sono, como a banana, o queijo, o leite. O uso de carboidratos, como massas, sanduíches, também são bons. Evite carnes vermelhas e chocolates. A alimentação pode definir muito a sua noite de sono.

Preparando o ambiente:

O quarto também é fator determinante. O quarto deve ser usado para dormir e deve ser um local arejado,com temperatura adequada e sem muitos elementos poluidores inclusive na decoração, os quais podem servir como estimulo para se manter acordado.

Objetos como tapetes e outros devem ser bem avaliados pois podem ocasionar sintomas alérgicos em pessoas propensas, interferindo na qualidade da noite de sono. A cama deve possuir um colchao confortável e não deve ser usada para resolver contas,problemas de trabalho e outros,transformando o quarto em um lugar estressante e não relaxante. Outra dica é a sugestão de que a pessoa deve ir para cama,somente quando estiver com sono.

Atividade física:

Muitas pessoas cometem o erro de praticarem atividades físicas antes de dormir, para que o corpo se canse e o sono venha mais fácil. Essa situação é inadequada, pois para se dormir, deve-se estar descansado. A adrenalina liberada pelos exercícios impede o corpo de relaxar, prejudicando o seu descanso. Escolha outro momento do dia para as suas atividades.

Apnéia do Sono

Com relação aos distúrbios associados à qualidade do sono, a apnéia certamente é um dos mais graves. Ela se traduz por uma parada momentânea da respiração ocasionando uma situaçao aflitiva para o coração e o cérebro, devido a queda dos níveis de oxigênio do sangue, que pode ocorrer até centenas de vezes em uma noite.

Indivíduos que sofrem de apnéia,tem como fatores de risco a flacidez da musculatura da garganta,os problemas nasais e problemas mais sérios como obesidade e diabetes,sendo que nestas ultimas condiçoes o índice de pessoas com apnéias pode chegar a 50%. Como consequências importantes, aponta-se a Hipertensao,problemas cardiovasculares e isquemia cerebral(AVC). A dica aqui é manter-se com um peso adequado e procurar um especialista se a pessoa apresentar principalmente roncos freqüentes, cansaço e/ ou sonolência diurna.

Este e outros problemas de sono, podem acometer qualquer pessoa,independente de idade ou sexo . Chamamos a atenção para a insônia,sono entercortado, excesso de movimentos corporais e de membros durante a noite, pesadelos, sonambulismo,bruxismo,etc. Fique atento.