Apenas entre 2019 e 2022, município recebeu quase dois mil novos alunos. Secretaria Municipal de Educação abriu processo seletivo para contratação de 76 profissionais

A cada ano letivo, a rede municipal de educação de Bento Gonçalves tem visto crescer o número de famílias em busca de vagas nas escolas municipais. Apenas entre 2019 e 2022, o município recebeu 1.996 novos estudantes, o que representa aumento de 18,82%. Só este ano, a cidade recebeu 754 novas matrículas.

Como reflexo desse aumento, atualmente, quatro escolas estão atuando com professores substitutos. Entretanto, a secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi, garante que esses profissionais têm formação para exercer a função. “Eles aplicam as aulas planejadas e organizadas por professores da área e supervisionados pela equipe gestora da escola, supervisão escolar, orientação educacional e direção”, assegura.

As áreas com maior demanda são português e inglês, devido a aposentadoria de professores que lecionavam nessas disciplinas. Entretanto, não há mais profissionais do último concurso para serem efetivados (chamados). “Por isso, estamos com processo de contratação temporária. Todos os inscritos já foram chamados e estamos com um novo edital de chamamento”, defende.

Questionada se o município está preparado para atender o crescimento que vem se apresentando a cada ano, Adriane responde que diferentes estratégias estão sendo buscadas. “Readequação dos espaços nas escolas, parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para atendimento de 200 alunos de anos finais em tempo integral, ampliando assim as vagas de séries iniciais, municipalização da Escola de São Valentim, parceria com a rede estadual e, como última opção, convênio com instituições privadas”, cita.

O que explica essa demanda?

Os motivos são os mais variados. De acordo com Adriane, são pessoas oriundas de outras cidades, da rede estadual e algumas da privada. “Neste ano, percebemos que a procura são de famílias que buscaram trabalho no município, outras que trocaram de bairro e necessitam de transferência”, aponta.

Outro fator que explica esse crescimento é o retorno presencial para as salas de aula, obrigando as famílias que vieram de outras localidades, a realizarem a transferência para Bento Gonçalves.  “Muitas crianças que vieram de outros municípios e continuaram matriculadas em suas cidades de origem, precisaram buscar vaga aqui”, afirma.

Atualmente a rede municipal conta com 45 escolas, sendo 24 de ensino fundamental e 21 de educação infantil. “Para o atendimento destes alunos matriculados, temos 940 professores e educadores infantis, 323 auxiliares de educação infantil e 28 monitores para alunos inclusos”, destaca.

Em busca de novos profissionais

A prefeitura de Bento Gonçalves abriu as inscrições para um processo seletivo simplificado para a contratação por prazo determinado, de até dez meses, de 76 novos profissionais para atuarem em escolas do município. “50 monitores de alunos inclusos e 26 professores para fazer parte dos quadros das escolas como titulares, com libras para turma de surdos, inglês para anos iniciais ou para auxiliar no reforço escolar”, afirma.

O edital, aberto entre 21 e 31 de março, pode ser encontrado no site da prefeitura, acessando o link www.bentogoncalves.atendenet. “Os candidatos preenchem os dados e anexam a documentação. Somente profissionais para cargos com libras farão prova prática de proficiência”, finaliza Adriane.

Aumento do número de matrículas em números:

2019 – 10.605 alunos matriculados.

2020 – 11.237 alunos matriculados.

2021 – 11.847 alunos matriculados.

2022 – 12.601 alunos matriculados (até o dia 21 de março).

Cenário contrário na rede estadual

De acordo com dados cedidos pela 16 ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na rede estadual de educação de Bento Gonçalves, o cenário é diferente. Embora em 2021 tenha um pequeno aumento, todos os outros anos apresentaram redução do número de alunos matriculados.

2019 – 7.790 alunos matriculados.

2020 – 6.728 alunos matriculados.

2021 – 6.877 alunos matriculados.

2022 – 6.807 alunos matriculados.