No domingo, 20, às 12h33min, iniciou uma nova estação no Brasil: o outono. Como cada época tem sua beleza, esta é marcada pelas folhas secas de árvores caídas no chão, além de temperaturas amenas, um prenúncio de que logo o frio intenso deve chegar.

Segundo a meteorologista Ludmila Pochmann, o outono tem como características um pouco da circulação de verão e, gradativamente, com o passar dos meses, é possível ver sinais do inverno. “Nesse primeiro momento os temporais, as mudanças bruscas de tempo ainda podem ocorrer. Mas, gradativamente, as temperaturas da manhã e do final da tarde vão diminuindo. Com isso, ficam mais comuns a presença de nevoeiros ao amanhecer e ao entardecer, e as mínimas vão reduzindo, ficam na casa dos 15ºC ou 16ºC, e as máximas não passam dos 26ºC a 28ºC”, explica.

Ela afirma que, em alguns períodos, também será possível sentir calor. “Temos os veranicos de maio, pode ser que ocorram dois ou três dias com altas temperaturas, mas isso se torna mais incomum daqui para frente. As ocorrências de entradas de frentes frias vão crescendo e, com isso, a gente tem a expectativa de aumento das chuvas. Os acumulados de outono são em torno de 150 milímetros por mês, no Rio Grande do Sul. A gente tem a expectativa de que vamos sair dessa forte estiagem nos próximos meses”, acredita.
De acordo com Ludmila, o fenômeno La Niña, que dificultou a quantidade de chuva no estado durante o verão, não deve permanecer no outono. “Estamos em normalidade. Ótimo para a entrada de frentes frias”, conclui a meteorologista.

Características do outono

  • Condições climatológicas passam por mudanças rápidas;
  • Temperaturas tendem a diminuir gradativamente;
  • As folhas de algumas árvores começam a mudar de cor por causa da diminuição da clorofila, já que com menos luz não ocorre a fotossíntese;
  • Noites começam a ficar mais longas e, por isso, os dias são mais curtos pela inclinação dos hemisférios em relação ao sol;
  • Folhas tendem a cair para que as árvores economizem energia já que ocorre a diminuição da fotossíntese;
  • Nevoeiros se formam pela condensação do vapor d’água no ar, resultado da umidade elevada e queda da temperatura.
    • Fonte: calendarr.com

Foto em destaque: Arquivo