Uma orquestra é um agrupamento de músicos diversos com seus instrumentos e o papel de cada músico é fundamental para a boa execução da apresentação. Para ensinar a crianças, jovens a adultos a importância que a música tem na formação de cada ser humano, a Orquestra Municipal de Garibaldi (OMG) está convidando toda a comunidade do município para a nova turma de Teoria Musical.

Luiz Carlos Zeni Junior, coordenador da OMG, lembra que há mais de 20 anos, tempo de existência da Orquestra, a organização tenta proliferar a cultura musical entre a população. “Nós temos uma escola de música, e o seu intuito é formar músicos para que, no futuro, eles possam pertencer à OMG. Vários artistas que fizeram parte conosco desse trabalho, hoje difundem a cultura em todo Rio Grande do Sul”, observa Junior.

O curso de Teoria Musical, como garante o coordenador, é inicial, mas fará os alunos entenderem todos os elementos musicais. “Eles compreenderão a introdução, claves, figuras musicais e leitura”, diz Junior acrescentando que “é bem abrangente e, quando eles se familiarizarem com os instrumentos há oficinas mais específicas como de saxofone, trompete, trombone, entre outras”.

Segundo o coordenador é importante salientar que para entrar na turma não é preciso ter conhecimento na área. “A vontade de aprender já é suficiente para todos nós. Estaremos esperando a comunidade para mostrar um pouco do que sabemos para eles”, finaliza.

Turma de Teoria Musical
Os interessados deverão comparecer, no dia 3 de setembro, às 11h na Sala de Ensaios da Orquestra, no Centro Social São José (1º andar) em Garibaldi, para realizarem a inscrição. As aulas são gratuitas e a Orquestra dispõe de alguns instrumentos. É necessário ter no mínimo 10 anos e não precisa ter conhecimento prévio em música.
A Escola de Música da OMG oferece além do curso de Teoria Musical, aulas de Saxofone, Trompete, Trombone, Improvisação, Prática de Conjunto e também possibilita a participação na Orquestra Jovem de Garibaldi.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 03 de setembro de 2016.