Bento Gonçalves sediou na tarde de ontem, 1 de setembro, a I Jornada de Atualização em Oncologia e Nefrologia, reunindo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, gestores públicos, entre outros profissionais ligados a saúde de Bento Gonçalves e região. O evento ocorreu no auditório do Hospital Tacchini e resulta de uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo foi repassar aos profissionais orientações para melhora no acesso da população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao Instituto do Câncer e ao Serviço de Alta Complexidade de Nefrologia do Hospital Tacchini.
Na especialidade de Oncologia (tratamento de pessoas com câncer), são abrangidos dois serviços: quimioterapia e radioterapia. Na quimioterapia, são 650 sessões/mês disponibilizadas a pacientes do SUS. Na radioterapia, são cerca de 20 pacientes/mês. Em Nefrologia (tratamento de doenças do sistema urinário), são 590 sessões/mês, cerca de 45 pacientes. O encaminhamento dos usuários do SUS aos serviços de oncologia e nefrologia ocorre por meio da SMS.