O dia de enfeitar as ruas da cidade e adorar à Deus está próximo. Na quinta-feira, 26, é celebrado o feriado de Corpus Christi, que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa O Corpo de Cristo, celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data acontece sempre 60 dias após a Páscoa, podendo cair então entre os dias 21 de maio e 24 de junho.

A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.

Programação:
Paróquia Santo Antônio: 15h – Missa solene campal em frente ao Santuário, com o tema Pão da Vida, Pão dos homens; 16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais.;
Paróquia São Roque: 9h30min – Celebração de Corpus Christi com procissão na avenida São Roque;
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Faria Lemos): 9h30min – Celebração de Corpus Christi;
Paróquia Cristo Rei: 8h – Confecção do tapete solidário; 9h – Missa; Após a missa procissão pelas ruas da cidade.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 25 de maio de 2016.