A prática do exercício físico faz parte da rotina de diversas pessoas pelo país, seja por meio de corridas, caminhadas e até mesmo atividades na academia. Visando a promoção da saúde e do bem-estar, além da melhora na qualidade de vida, será realizado nesta quarta-feira, 25 de maio, o Dia do Desafio, com ações no município e no mundo, como forma de quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos. Em Bento Gonçalves, a atividade é coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), juntamente com a Prefeitura. O objetivo é de que mais de 30 mil pessoas participem das atividades, que iniciaram a meia noite, com término previsto para às 20h. Neste ano, Bento irá confrontar a cidade de Morales, na Guatemala.

O Dia do Desafio, também conhecido por DDD, foi criado no Canadá, em 1980, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas. Para “apimentar”, ocorre uma disputa saudável entre duas cidades de mesmo porte, para ver quem consegue mobilizar o maior percentual de sua população.

De acordo com Nestor Vitor Mugnol Junior, Técnico do Esporte e Lazer do Sesc de Bento Gonçalves, a atividade física é importante em todas as idades. “No caso das crianças, é primordial para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. É importante destacar a necessidade de orientação profissional para uma prática regular de atividade física. Através dela, podemos ter diversos benefícios à saúde, como o aumento da longevidade, melhora da força e tônus muscular, fortalecimento dos ossos, maior disposição e melhora no convívio social. Em resumo, qualidade de vida e bem estar”, comenta.

Disputa com cidade da Guatemala

Em 2016, Bento realiza a disputa saudável com a cidade de Morales, na Guatemala. os confrontos foram definidos no dia 9 de maio, em São Paulo, por meio de sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas.

Morales é habitada por aproximadamente 117 mil pessoas. Nos últimos anos, a participação dos moradores da cidade na atividade diminuiu. Em 2015, apenas 1% da sua população, aproximadamente 1.250 pessoas, foi mobilizada.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 25 de maio.