A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos, principalmente na fase inicial, pode fazer toda diferença no crescimento e comportamento das crianças. É por isso que há duas semanas, cerca de 15 pais de alunos da Escola Municipal Infantil Feliz da Vida, localizada no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, decidiram se unir, de forma voluntariada, em prol de uma boa causa: renovar a pintura externa do local.

O comerciante Felipe Henrique, pai do pequeno Leonardo, de dois anos e oito meses, que frequenta a escolinha desde os cinco meses de vida, foi o responsável por conseguir as tintas, de graça, para realizar a pintura. “Trabalho no ramo de tintas e, por vezes, alguns produtos podem apresentar alguma inconformidade, no qual não devem ir para frente de mercado”, explica.

Contudo, ainda que não estejam aptas para serem comercializadas, todas são avaliadas para concluir se podem ou não serem reaproveitadas. “Neste caso, as embalagens possuíam um defeito, no qual não era entendido com ‘grave’. Então, contatei o fabricante e propus a possibilidade de doação e fui atendido”, conta.

Trabalho foi realizado há duas semanas

Henrique conta que no momento em que a escola solicitou ajuda, se prontificou a exercer a mão de obra e a auxiliar com o conhecimento que já tem por atuar no segmento. “Para que os demais pais pudessem colaborar com o trabalho, mesmo que sem o conhecimento profissional”, afirma.

Sobre a importância de se fazer presente no ambiente escolar, ele conta que a escola é o lugar onde o filho passa mais tempo, por isso considera importante ter zelo. “É fundamental darmos atenção para este local tanto quanto damos para nossa casa. O envolvimento não é só da presença física, mas de espirito também”, destaca.

Além disso, Henrique enfatiza que a escola não é responsável apenas por formar a parte educacional dos alunos, “mas também o caráter, higiene, desenvolvimento e a capacidade evolutiva, além de muitos outros pontos. Por isso, o envolvimento dos pais deve ser quesito primordial”, salienta.

Outra pessoa envolvida na ação é o garçom Paulo Mallet Machado Júnior, pai da Alice, de três anos e oito meses, que também se voluntariou e ajudou na pintura da escolinha. “Para ela ter um lugar bonito para ir, bem arrumado, se sentir bem, pois lá é a segunda casa dela”, explica.

Essa não é a primeira ação em que o pai se envolve. “Já tínhamos pintado a escola por dentro, colocando madeiras nas paredes para auxiliar na colocação dos trabalhinhos”, orgulha-se. Para ele, o sentimento pela escolinha é de gratidão, “pois eu e minha esposa sabemos que ela (filha) está sendo bem cuidada e aprendendo muito”, conclui.

Em relação a importância de ser participativo na vida escolar da pequena, afirma que está em saber como é realmente a rotina dela na escola. “Assim, ficamos mais tranquilos, pois conhecemos o ambiente em que ela passa a maior parte do tempo e sabemos que está sendo bem cuidada”, assegura.

Direção elogia participação dos pais

Diretora, Cristina Buaszezyk Schlichting

A diretora da escola, Cristina Buaszezyk Schlichting, destaca a boa relação com a comunidade. “Os pais são muito participativos. Já tínhamos feito outro mutirão, para fazer a pintura interna e pequenos ajustes, tipo maçanetas, essas coisas de manutenção que precisa, enfim, a gente sempre conta com eles”, elogia.

De acordo com Cristina, a vice-diretora, Zelinda Gentilini, foi quem mobilizou todos os pais para a última ação. “É bem aquela coisa de envolver toda comunidade, dos pais estarem presentes na escola, não só deixando os filhos e de a gente estar mais presentes com eles também. Então, cria-se uma parceria bem importante, inclusive para as crianças, uma confiança mutua entre pais e escola”, finaliza.