O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, nesta quinta-feira, 24, a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Neste dia, beneficiários que recebem até um salário mínimo e que tenham benefício com final um, terão o valor depositado em suas contas. Neste pagamento serão descontados valores referentes ao Imposto de Renda, já que na primeira parcela, o benefício foi pago sem descontos tributários. Conforme o INSS, os depósitos seguem até o dia 5 de julho. As datas são distribuídas conforme o dígito final do benefício, terminando nos de final zero.

Para quem ganha acima do mínimo, o calendário é diferente. A primeira parcela foi paga entre 1º e 8 de junho; e a segunda será paga de 1º a 7 de julho. Começam a receber os segurados de final 1 e 6, passando para 2 e 7 no dia seguinte e terminando nos finais 9 e 0.As datas estão sendo informadas no site e no aplicativo Meu INSS.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas foi publicado em 4 de maio. Segundo o Ministério da Economia, a medida deve injetar cerca R$ 52,7 bilhões na economia do país e não terá impacto orçamentário, por tratar-se apenas de mudança de data de pagamento.