O padre Ricardo Fontana celebra, em dezembro, 25 anos de sua ordenação sacerdotal. Atualmente, o religioso que já passou pela Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, recentemente, é reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A celebração do Jubileu de Prata está marcada para o dia 9 de dezembro, às 10h30min, no santuário diocesano.

Fontana, que é bacharel em Teologia, com licenciatura plena em Filosofia e também pós-graduado em Formação de Educadores, tem no currículo experiência como padre diocesano, em Caxias do Sul, atuando por cinco anos como Vigário Paroquial da Catedral Santa Teresa, e Pároco pela primeira vez em Carlos Barbosa por três anos. Acumula, ainda, passagem pela Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, a partir de 2015, onde ajudou a criar a Casa Pão dos Pobres atendendo a imigrantes haitianos, venezuelanos, senegaleses, além de arrecadar alimentos e fabricar fraldas geriátricas.

Na cidade, também atuou na reforma da casa paroquial, na finalização dos restauros da Igreja de Santo Antônio e na criação do Recanto de Santo Antônio, um jardim para acolher fiéis. Outro legado na cidade foi a construção de cinco igrejas no período de sete anos, além da reforma de 18 capelas, uma ação que também ocorreu em Carlos Barbosa com a reforma de diversos ambientes de fins religiosos.

Em Caravaggio, onde está atualmente, Fontana quer seguir no acolhimento de peregrinos e fiéis e também das caravanas de religiosos que buscam conforto e renovação em Nossa Senhora. “Enquanto Deus me der saúde, quero continuar nesse trabalho, pois acredito que cheguei até aqui não por meus méritos, nem por minhas capacidades, mas por pura graça de Deus, onde Ele foi me acompanhando, me capacitando e me dando forças para esse trabalho”, comenta.

Foto: Felipe Padilha / Arquivo