O padre Contante Pasa, de 68 anos, morreu no final da manhã desta quarta-feira, 22, no interior de Farroupilha. De acordo com as informações, o religioso estava em uma pescaria na localidade de Caravaggio, quando, por volta das 11h30min, foi encontrado já sem vida.

Segundo informações, Pasa estava em férias e teria saído da casa do irmão por volta das 9h30min, para pescar. Tempos depois, os familiares o encontraram caído dentro de um açude. O padre foi retirado da água e procedimentos de reanimação foram realizados, porém, sem êxito.

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para comparecer ao local. A Polícia Civil também esteve no local, juntamente com o Instituto Geral de Perícias (IGP), que encaminhou o corpo para a necropsia. De acordo com familiares, a suspeita é de que o religioso tenha sofrido um mal súbito e caído no açude.

Natural de Farroupilha, Constante Pasa atuou pastoralmente em diversas paróquias da cidade. Atualmente, ele trabalha no município de Nova Prata. A Diocese de Caxias do Sul emitiu comunicado lamentando a morte do religioso. ” A Diocese de Caxias do Sul comunica, com pesar, o falecimento do padre Constante Pasa. O padre Constante nasceu no dia 25 de outubro de 1951. Atualmente, ele era pároco no Santuário São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata e Paróquia Santo Antônio, no Rio Branco”, pontua a nota. 

O corpo será velado na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, a partir da noite desta quarta-feira. Na quinta-feira, 23, às 8h, será celebrada a missa de corpo presente.

Logo após o corpo será transladado para o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, onde será velado até às 15h, quando será celebrada a missa de exéquias. O corpo será sepultado no cemitério do Santuário de Caravaggio.

Biografia

Pe. Constante Pasa, filho de João Antônio Pasa e Angela Helena Mugnol Pasa, nasceu em 25 de outubro de 1951, na comunidade do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS.

Aos 14 anos de idade ingressou no Seminário Diocesano São José, em Nova Prata/RS. Realizou os estudos de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul(UCS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Recebeu a Ordenação Diaconal em 07 de outubro de 1979, na Capela do Seminário N. Sra.Aparecida, em Caxias do Sul. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Benedito Zorzi, aos 23 de dezembro de 1979, no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha. 

Ao longo de seus 40 anos de vida sacerdotal, Pe. Constante destacou-se pelos diversos trabalhos desenvolvidos na Pastoral Diocesana, especialmente na Promoção Vocacional, na formação dos seminaristas, e na dimensão missionária. Atuou como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (1980-1983); Membro da Equipe Sacerdotal e da Pastoral Operária, na área Norte de Caxias do Sul (1984-1988); Coordenador Diocesano de Pastoral (1989-1992); e Promotor Vocacional da Diocese (1993-1998). Com seu carisma e espírito missionário, atuou na Diocese de Juína, no Mato Grosso, como Promotor Vocacional (1999-2004). Retornando a Caxias do Sul, trabalhou na Paróquia Santa Fé e na Equipe Diocesana de Animação Vocacional (2005-2008). Foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, atuando na formação dos seminaristas da etapa da Teologia (2009-2012). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio e auxiliar no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha (2013-2014).

Desde 2015 era pároco da ParóquiaSão João Batista e N. Sra. Aparecida, e da Paróquia Santo Antônio, em Nova Prata/RS. Desempenhou o ofício de Vigário Episcopal do Vicariato de Nova Prata nos anos de 2017 e 2018.

Foto: Divulgação