Com recorde de participantes, a primeira série de disputas do torneio terá atletas de diversas localidades do país

Desde sexta-feira, 23, até domingo, 25, Bento Gonçalves será a capital brasileira do pádel. A cidade sedia a primeira de quatro etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade, que reúne jogadores de diversos estados do país.

O torneio realizado na Capital do Vinho bateu recorde de inscritos em uma etapa de Campeonato Brasileiro de Pádel. Segundo os dados da Confederação Brasileira de Pádel, a Cobrapa, cerca de 220 duplas foram registradas. Com isso, serão realizados 322 jogos em quadras do município.

De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Langer, o crescimento da modalidade é constante e o aumento da presença de jogadores é prova deste fato. “O pádel está crescendo em todos lugares, e no Brasil não é diferente. Cada vez mais atraímos um número maior de padelistas com a realização de grandes eventos, como o que é realizado em Bento Gonçalves”, enaltece.

Langer ainda destaca a parceria com a Fabrice Pastor Cup, competição internacional que serviu de atrativo para a etapa. “Eles organizam um evento por ano no Brasil. Conseguimos fazer dele uma etapa do Campeonato Brasileiro. Assim, formamos um grande evento”, complementa.

Dentre os inscritos, há padelistas de seis estados do Brasil divididos em 18 categorias. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais serão representados pelos jogadores. “O pádel praticado no Sul ainda é o mais forte, porém o crescimento qualitativo que ocorre em outras regiões é grande. Os jogadores do Sudeste, por exemplo, estão em Bento para fazer o intercâmbio e elevar a qualidade de seus jogos”, sustenta o presidente da Cobrapa.

A cidade ganha

Bento Gonçalves tornou-se um dos pontos principais e mais atrativos para a realização de eventos relacionados ao pádel. Seja por conta do público consumidor e praticante da modalidade, seja pela estrutura física.

A etapa do Campeonato Brasileiro é realizada em dois ambientes. Os clubes Padel Pro e o Paddle One fornecem o espaço físico para a atuação dos competidores. Para a entidade que regula o esporte no país, os clubes são sérios e, portanto, parceiros da Cobrapa, que ainda enaltece a comunidade bento-gonçalvense por prestigiar os eventos locais.

Segundo Eduardo Langer, devido ao grande número de atletas que são originários de outras localidades, eventos como a etapa nacional e a Fabrice Pastor Cup movimentam diversos setores da cidade, contribuindo, inclusive com a economia local. “Os restaurantes e hotéis da cidade são ocupados, mesmo em uma época como a que estamos, de verão. O evento na Serra serve para provar que há participação dos jogadores independente do momento do ano”, sustenta.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro e a Fabrice Cup ainda acontecem sábado e domingo. As finais serão realizadas até o final da tarde de domingo.