A 19ª edição do Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal ocorre em Bento Gonçalves desde a noite de ontem 23. Representantes de quase todas as unidades federativas do Brasil se reúnem até amanhã, 25, para acompanhar palestras de referências da modalidade e também para discutir as impactantes mudanças que serão aplicadas nas regras do esporte.

A organização do Congresso Nacional é da Associação Gaúcha de Árbitros de Futebol de Salão, a Agafusa. O evento retorna para a região da Serra Gaúcha – em 2015, Gramado foi a sede.
Estão presentes em Bento Gonçalves árbitros e anotadores de 23 estados do Brasil. Eles foram recepcionados em um jantar já na noite de ontem no local do evento. Foram inscritos cerca de 450 participantes, o que mantém a média dos eventos passados, de acordo com a organização.

Palestras e debates

Conforme o representante da Agafusa na Serra Gaúcha, Henrique Piletti, a qualificação dos oradores do evento atraiu um grande público, mesmo em um cenário de crise financeira e da época do ano. “Pelo que vimos, o Congresso tornou-se muito atrativo. A grade de palestrantes que trouxemos é inédita e fez com que árbitros de todo o país viessem para Bento Gonçalves”, avalia.

Apresentarão conteúdos aos presentes o fundador da Associação Carlos Barbosa de Futsal, Clovis Tramontina, o ex-árbitro de futsal Tales Ferreira Goulart e o ex-árbitro de futebol Leonardo Gaciba.
Na manhã de domingo, ainda haverá a palestra do diretor nacional de arbitragem, Paraguaçu Figueiredo. A organização espera que, mesmo que seja em um horário em que normalmente há pouco fluxo, a atividade reúna o maior número de participantes.

O cenário é previsto devido às mudanças de regras do futsal impostas pela Fifa na semana passada. “As alterações estão gerando muita polêmica. E justamente por isso acreditamos que a palestra do diretor de arbitragem vai gerar discussões e participação de todos”, acredita Piletti. Ainda segundo ele, independente do que seja debatido, os árbitros receberão a indicação de apenas acatar as novas ordens, sem a formação de juízo de valor.

Após a realização do XIX Congresso Nacional de Arbitragem em Bento Gonçalves, os pontos debatidos serão levados às associações de árbitros de todo o país.