Ao verificar o extraordinário e incomum desenvolvimento das regiões colonizadas pelos italianos, na quase totalidade de procedência Veneta, e de seus descendentes, que em pouco mais de cem anos desbravaram o acidentado nordeste da gloriosa serra gaúcha, alongaram estradas da selva, fizeram surgir imensos trigais, infindos e tranquilos parreirais, gerando fartura de milho, trigo e soja e belos pomares; assentaram pacatas moradias nas encostas dos morros, ergueram vilas e trepidantes cidades, agrupadas em volta de vistosas igrejas, com suas torres apontando para o alto, para o céu e para Deus… Onde, poucos anos antes, campeava verde e espessa mata pontilhada por robustos pinheiros, hoje avultam grandes indústrias e grandes metrópoles, com centros comerciais de primeiro mundo.

Mais tarde, sempre empurrados pela saga do progresso, transpuseram o cauteloso Rio Uruguai, realizando o mesmo no fértil Oeste de Santa Catarina e Paraná. Depois penetraram o Mato Grosso e, mais recentemente, estão atingindo a misteriosa Amazônia e também Rondônia e o Acre.

Desde que a História começou a ser escrita, a arqueologia ostentou suas valiosas descobertas e a ciência dilatou seus conhecimentos, os Vênetos sempre apareceram como um povo admirável, que por muitos milênios ocupou grandes áreas da Europa. Era a presença dos Vênetos que ia do mar Báltico ao Adriático e Mediterrâneo, e do Atlântico para o mundo…

Podemos lembrar que durante cinco séculos VENEZA foi a monopolizadora do comércio mundial e a Rainha dos Mares europeus e do Oriente.

Os Vênetos influíram enormemente no desenvolvimento do velho mundo. Ao serem dominados por outros povos, eles lhes transmitiram a sua avançada civilização e com eles, etnicamente se miscigenaram.

“ELES FORAM O SÂNDALO QUE PERFUMA O MACHADO QUE CORTA…”

Foram também dos grandes povos da antiguidade, como: OS CELTAS, GREGOS, LATINOS, FEMÍCIOS, EGÍPIOS e outros.

Pouco sabemos sobre os Vênetos, porque não deixaram quase nada escrito. A preocupação deles era O TRABALHO, POR ISSO NÃO LHES SOBROU TEMPO PARA ATIVIDADES LITERÁRIAS.

Algumas características dos Vênetos: pioneiros, desbravadores, exploradores, empreendedores, realizadores, descobridores, corajosos, valentes, perseverantes, gente decidida, de iniciativas de trabalho. PROFUNDAMENTE RELIGIOSOS, DE GRANDE ESTIMA E RESPEITO PELA FAMÍLIA E APAIXONADOS PELO TRABALHO…

Fonte: Os Vênetos nossos Antepassados – Antônio D. Lorenzatto