O número de micro e pequenas empresas que fecham antes dos dois primeiros anos ainda é grande, segundo pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O principal motivo é a falta de preparo e de informação dos empresários. Pensando em oferecer esse auxílio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, criou a 1ª Semana do Empreendedorismo, que se encerra neste sábado, 16 de agosto, em Bento Gonçalves. No período, aproximadamente 100 pessoas buscaram atendimentos nos postos espalhados pela cidade.

Segundo o técnico do Sebrae Paulo Sérgio Wichman, 33% das pessoas procuraram os postos para abertura e registro de empresas; 25% por informações sobre plano de negócios, que é o planejamento inicial; 11% buscaram por dicas de novas alternativas de negócios; 10% sobre soluções do Sebrae para finanças, marketing, etc; e o restante questionou sobre dúvidas específicas ou informações gerais.

“É importante essa troca de ideias para que as pessoas tenham um planejamento adequado e uma noção melhor da realidade antes de começar”, diz Wichman. “Ficamos felizes com a procura, não tanto pela quantidade de pessoas, mas pela preocupação que tiveram em conversar conosco antes de investir. Pudemos perceber isso em cada atendimento”, complementa a técnica Tamara Piazzetta.

Wichman também comenta que, até os anos 2000, quase 50% das empresas fechavam nos seus dois primeiros anos. Hoje, o índice reduziu para 25%. “Ainda é grande, mas diminuiu muito graças ao perfil dos novos empreendedores, que procuram mais informações. A internet também contribuiu para isso, mas cada vez mais são criados programas de capacitação focados em micro empreendedores”, analisa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 16 de agosto.