As empresas moveleiras de Bento Gonçalves estão investindo no Nordeste. A região está crescendo cada vez mais e superando os dados do restante do Brasil devido aos altos investimentos feitos pelos governos estaduais e federal. O crescimento, por sua vez, faz com que a classe C ultrapasse o número de pessoas das classes D e E, aumentando o poder de consumo e fazendo com que as exigência de mercado sejam maiores. Além disso, a localização facilita os transportes e desvia a falta de infraestrutura do País.

Números deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam essa realidade ao mostrar que, de janeiro a maio, houve crescimento significativo na vendas de móveis e eletrodomésticos nos três principais estados do Nordeste. O Ceará registrou 15,6% a mais, seguido por Pernambuco com 11,5% e a Bahia com 7,6%. No Brasil, o crescimento foi de 6,1% no período. A comparação é relativa ao mesmo período de 2013.

O presidente da associação das Indústrias de Móveis no Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Ivo Cansan, explica que nos últimos anos o nordeste tem sido foco de investimentos com o objetivo de atrair empresas a se instalarem próximo ao destino de consumo. “Com isso, a região tem crescido bem acima da média devido à geração de emprego e o aumento da renda dos trabalhadores. Por causa desse contexto, o consumo teve avanço representativo e fez a indústria planejar uma atuação diferenciada para suprir a demanda de um atendimento mais rápido ao consumidor, com estratégias logísticas específicas”, relata.

A entrada de indústrias na região gera empregos e massa salarial, favorecendo a migração das pessoas das classes baixas para as mais altas, aumentando o poder de consumo, o que acarreta em uma procura por novidades e produtos diferenciados pelo design, inovação e materiais. “Podemos confirmar que os consumidores do nordeste estão mais alinhados com o centro do Brasil. Isso demonstra que precisamos agir rapidamente para atender suas expectativas e necessidades, caso contrário, eles buscarão alternativas para satisfazer seus desejos de consumo”, destaca. Ele garante que alguns fabricantes estão produzindo móveis com diferenciais para este público em alguns segmentos das residências.

Para a entrada de empresas em diferentes estados é necessário um estudo de oportunidades de crescimento, se há mão de obra e oportunidade de qualificação, além de infraestrutura oferecida pela cidade ou estado.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 20 de agosto.