Num momento em que a população brasileira atravessa um período tão angustiante, índice de desemprego muito elevado e que não para de crescer, depressão econômica, inadimplência epidêmica e agravamentos sociais, o importante tema da sustentabilidade tão em voga até bem pouco tempo atrás acabou ficando enevoado por temas mais iminentes da nova realidade, como o impedimento presidencial ou não e seu dia seguinte.

Entretanto é preciso considerar que, aconteça o que acontecer, a curto prazo algo terá que mudar diametralmente. E não existe solução de continuidade para o que quer que seja sem sustentabilidade.

A FIEMA Brasil 2016 abre na terça-feira em Bento Gonçalves trazendo o que há de mais moderno no mundo em conceito sustentável, uma oportunidade rara que só se refaz a cada dois anos. Não dá pra deixar de conhecer. Quem participar da feira vai encontrar ali as melhores oportunidades de negócio e o que há de mais atual sobre tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia. São novidades em equipamentos, produtos e serviços, uma verdadeira vitrine de tecnologias ambientais tanto para indústrias quanto para o setor público, repleta de oportunidades para mostrar como tratar essa pauta de forma estratégica, ou seja, como diferencial competitivo.
Concomitantemente, a feira realiza o projeto FiemaCom, reunindo três eventos sobre temas importantes e atuais como um debate sobre gestão ambiental em tempos de crise, o desafio da gestão ambiental na agropecuária, segurança nas empresas com benefícios e ganhos ambientais, dentre outros.

Portanto, mesmo que nossas preocupações agora estejam concentradas nos acontecimentos políticos dos quais depende a sobrevivência econômica de nossas empresas e, por decorrência, de nossos empregos, não dá para desperdiçar a oportunidade única que a FIEMA Brasil 2016 está proporcionando, concentrada em apenas três dias essa semana. Afinal, desafios, como os que estamos vivendo agora, em algum momento serão superados, logo virão novos com as janelas do mercado global, que imprescinde da sustentabilidade como diferencial, então é bom que estejamos preparados desde já. Ainda mais quando temos toda essa bagagem de informação e tecnologia batendo bem na nossa porta.

Mais do que isso, a FIEMA Brasil é realizada pela Fundação Proamb, uma organização genuinamente bento-gonçalvense que é referência no país em gestão de resíduos industriais, motivo de orgulho de nossa comunidade.