UM GOVERNO CAPITALISTA

Circulam na internet milhões de e-mails “acusando” o PT de ser comunista, socialista ou ambos. Ainda bem! Imaginem se fosse “capitalista”! É capitalista, sim, e dos “quatro costados”, senão, vejamos: Durante os oito anos do governo de Lula os banqueiros, grandes empresários, usineiros, ruralistas, etc, encheram as burras de dinheiro. Lula proporcionou, com sua política econômica, oportunidades para que os miseráveis saíssem da sua situação, mas os “donos do Brasil” também adoraram seu governo, fingindo que estavam descontentes e criticando o “populismo Lulista”. Amaram de paixão quando a CPMF foi extinta e passou a entrar nos cofres deles. Os capitalistas selvagens gostaram tanto do governo petista de Lula que ajudaram a eleger Dilma, indicada por ele. E Dilma segue concedendo favores aos mesmos. Reduziu a carga tributária de um sem número de produtos. Desonerou outros tantos. Agora chegou a vez, novamente, dos usineiros. Dilma, como representante do PT capitalista, resolveu desonerar o etanol (álcool combustível), reduzindo R$ 0,12 por litro e, mais, aumentando de 20% para 25% a adição na gasolina. Mas, o Ministro Mantega apressou-se a dizer que “não significaria redução do preço do etanol nas bombas”. Genial! Os usineiros tiveram orgasmos múltiplos. Socialista? Comunista? Quem? O PT? Ora…

QUEREM O QUÊ, AFINAL?

Recordemos: a chamada “grande imprensa” vinha detonando os governos por causa dos juros altos – “o mais alto do mundo” -, que reprimiam os investimentos, sufocavam a economia, prejudicava o povo, tudo segundo “ela”. É bom lembrar alguns percentuais que a Taxa Selic chegou. O governo fhc entregou com a TS em 25%, tendo seu pico em julho de 1998 com 42%. Lula assumiu com 25% e atingiu o pico no seu governo em março de 2003 com 26,5% e com o mínimo de 8,75% em setembro de 2009. Dilma assumiu com 10,75% anuais e reduziu, a partir de dezembro de 2012, para 7,25%, percentual até hoje em vigor. A utilização da Taxa Selic como instrumento para conter a inflação fez com que fhc, durante as crises Asiática e Russa a elevasse a patamares inimagináveis atualmente. Em 2002, a inflação foi de 12,53%. Os especuladores (os que gostam de ganhar dinheiro nas costas dos outros, inclusive empresários de setores monopolizados, oligopolizados ou cartelizados), querem MUITO que a Taxa Selic aumente. Nem que para isso tenham que se valer do tomate e da cebola como argumento, tudo sob os auspícios dos meios de comunicação que controlam. E a Dilma deverá zerar mais impostos para que essa gente se entupa de lucros.

TERÁ, AINDA, MUITOS PADRINHOS

Há algum tempo, o médico e empresário Jaime Farina mobilizou muita gente. Imprensa, políticos, empresários, etc, foram recepcionados no Hotel Farina Park. Lá foi apresentado um vídeo tomado sobrevoando a região situada entre Portão e Porto Alegre para mostrar a vital, decisiva importância do prolongamento da BR-448, a Rodovia do Parque, cujo projeto a coloca entre Sapucaia e a Capital. A BR-448 foi projetada para amenizar o pepinaço em que se tornou a BR-116 entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. Só que para todos os usuários do norte/nordeste que se dirigiam para a Capital não teriam grandes vantagens. Todavia, com o prolongamento, todos seriam beneficiados, desafogando muito a BR-116. Jaime Farina – salvo melhor juízo – foi o grande divulgador e reivindicador desse novo projeto. Há poucos dias a presidenta Dilma anunciou que a licitação para esse prolongamento será realizado ainda este ano. Pronto! O que surgiu de “padrinhos” da idéia não está no gibi. Todos, obviamente, querendo capitalizar dividendos políticos. Mas, haverá quem diga: a política é assim mesmo. Tudo bem, desde que a obra seja realizada, não ficando só na promessa como tantas outras, não é, Jaime?

SALÁRIOS NABABESCOS

Esta semana mais uma bomba explodiu nos ouvidos do povo brasileiro. Garçons do Senado Federal ganham salários de 7,5 a 14 mil reais mensais. Claro que a profissão é importante e deve ser bem remunerada, mas nosso Senado exagerou na dose. Aliás, o Congresso Nacional, via de regra, exagera nas doses de tudo. O Senado Federal possui inacreditáveis seis mil funcionários que, se somados aos da Câmara dos Deputados, ultrapassa muito a casa dos vinte mil. Uma notícia dessas deixa todos estarrecidos. Imaginemos um policial, civil ou militar, que recebe muito menos que isso para colocar sua vida em jogo pela comunidade; Imaginemos um professor (desses que se desgastam terrivelmente em salas de aula para ensinar, não raramente, uma horda de selvagens) vendo seu salário não chegar a um quinto disso; Imaginemos nas mais de 5.500 câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas do Brasil quantos desses modernos marajás as habitam. E, muito pior, imaginemos quantos desses abonados restituem aos seus “empregadores” parte de seus salários. O Brasil é, realmente, o país dos acomodados, dos omissos, dos alienados. O povo sabe de tudo isso, mas nada faz.

ESTÁ TUDO ERRADO?

Normalmente, o que começa errado continua dando errado e só pode terminar errado. Desde 1988, quando se instalou a Assembléia Nacional Constituinte NÃO exclusiva, para elaborar a nova Constituição apontei, nesta coluna, que não poderia, não deveria ser daquela forma. José Ribamar da Costa Sarney, guindado ao cargo de presidente indevidamente, convocou a Assembléia a toque de caixa. O povo brasileiro elegeu os parlamentares constituintes sem ter a mínima noção do que estava fazendo. Qualquer pessoa, de medianos conhecimentos jurídicos e políticos, sabia que aqueles que fariam a Constituição NÃO PODERIAM CONTINUAR COMO DEPUTADOS E SENADORES. Deu a lógica: fizeram uma Constituição sob peso e medida para eles mesmos, os parlamentares, a classe mais privilegiada do Brasil no âmbito dos municípios, dos estados e da União. Autoatribuiram-se poderes ilimitados. Tanto que, agora, já se acham no direito de interferir no Poder Judiciário.

ESTÁ TUDO ERRADO? II

O Congresso Nacional, pela sua omissão, marasmo ou descaso com a legislação – que deveria ser sua atribuição -, pela forma errônea com que tem legislado, tem dado imenso trabalho do Judiciário. A Constituição e leis feitas posteriormente entupiram o judiciário de recursos, embargos, etc, possibilitando aos processados inúmeras firulas que, não raro, visam protelar sentenças. Em outros casos, as leis tiraram da polícia o DIREITO DE SEREM RESPEITADO e da justiça o DEVER de encarcerar delinquentes, envolvendo aqui os poderes executivos que não fazem a sua parte, construindo casas prisionais (com algumas exceções, como Bento Gonçalves, por exemplo, que tinha seu novo presídio já com a verba disponibilizada, mas, tripudiou e não construiu). O resultado disso tudo foi que o Supremo Tribunal Federal é obrigado a decidir pela constitucionalidade ou não de montanhas de leis feitas moda diabo pelos legislativos. Por tudo isso, agora, um deputado sentiu-se no direito de propor uma Emenda Constitucional que dá ao Congresso o poder de decidir se uma decisão do STF deve ou não ser cumprida. Está tudo errado, portanto? Pois é, o que começou errado está continuando errado. E o povo o que faz?