A violência urbana não compreende apenas os crimes, e sim toda a consequência sobre as pessoas, por estar inserida no meio social, prejudicando a qualidade de vida de todos. Logo, os crimes são uma espécie de relação entre a contravenção e a incivilidade. Deste modo, surgem as gangues urbanas, os traficantes, as pixações, a depredação do espaço público, o vandalismo, os assaltos, roubos, sequestros, estupros e outros crimes.

Não falamos de um cenário de um filme hollywoodiano, muito menos de São Paulo e Rio de Janeiro, e sim da Serra Gaúcha, onde o crime está presente em todas as cidades, principalmente em Bento Gonçalves, que há muito tempo deixou de ser uma cidade que só era marcada pelo vinho, pela produção de uva e como referência ao setor moveleiro. Hoje, fazemos parte de um município que vive situações preocupantes na questão da segurança pública, onde fatos que costumávamos ver somente nos noticiários de televisão são visíveis aos nossos olhos a cada semana.

O drama envolvendo adolescentes e adultos usando drogas na Praça Centenário, no centro de Bento Gonçalves, não é vivenciado há pouco tempo. Por ali, as pessoas estragam as suas vidas e impedem que as demais, assustadas com as cenas, usufruam do local com lazer ou atividades esportivas. Não muito longe dali, ao escurecer, os motoristas são intimados com acenos de travestis que vendem o próprio corpo e realizam suas fantasias sexuais na porta de entrada/saída de uma conhecida escola. Nas proximidades da Casa Geisel, no meio da tarde, uma cidadã gritava “socorro, socorro” e pedia auxílio de todos que ali transitavam. Em questão de 30 segundos, ela teve o seu veículo roubado quando os relógios marcavam 16h.

Enquanto isso, na RSC-470, duas mulheres foram rendidas por bandidos que fingiam ser policiais e acabaram sendo reféns dos meliantes, que as levaram até as suas residências, vindo a roubar diversos objetos e fazendo mais um refém. No bairro Fenavinho, uma jovem que se encaminhava ao trabalho foi abordada por um cidadão em um Kadett dourado que se masturbava em sua frente, a convidando para entrar no veículo.

No mesmo bairro, onde aberrações envolvendo usuários de crack são vivenciadas nos turnos do dia e da noite pela sociedade bento-gonçalvense, jovens e adultos perambulam feito mortos-vivos pelas ruas, com olhares de zumbis, vitimados pelo crack e correndo atrás do tempo por mais uma dose do vício. São questões como estas que colocam Bento Gonçalves com o botão de alerta ligado em relação à violência urbana, onde nossas autoridades não podem fazer vista grossa a estes problemas.

Há violência em toda parte, e estamos vivendo com este mal crônico dia a dia. Até quando o Código Civil Brasileiro, que não adota medidas punitivas aos criminosos, vão nos tornar escravos do sistema? Este é o famoso país da Copa? Este é o famoso país das Olimpíadas?

Zás-trás

• Conversei ontem com o assessor de imprensa da presidência do Grêmio, Paulo Samuel, e ele confirmou a vinda do presidente Fábio Koff ao município de Santa Tereza no dia 2 de junho. No mesmo instante, o prefeito Diogo Siqueira adiantou

que Fábio Koff vai participar da Festa de Santo Antônio, que inicia na manhã do dia 2 de junho, quando receberá das mãos do prefeito o título de Cidadão Benemérito. Para quem não sabe, Koff é natural de Santa Tereza.

• Estive conversando na tarde da segunda-feira, 8, com alguns recicladores de lixo. Os recicladores do bairro Glória, por exemplo, vivem em condições precárias. Muitos estão com dificuldades para se alimentar. Em conversa com os catadores de lixo, muitos relataram que mais da metade do lixo recolhido na cidade não é corretamente separado pela comunidade bento-gonçalvense. Na hora de separar o lixo, são encontrados até mesmo animais mortos, como, por exemplo, gatos, cachorros e até coelhos.

• Em conversa com o Comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), major Paulo José Iahnke Marinho, na manhã de ontem, 9, recebi a informação que o Batalhão busca apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a aquisição de três veículos Palio Adventure, zero quilômetro, para a Polícia de Operações Especiais (POE). Sobre o policiamento comunitário em Bento Gonçalves, o major Marinho confirmou que a solenidade oficial vai acontecer no dia 23 de abril, em frente à prefeitura. Para este evento, existe a possibilidade da presença do governador Tarso Genro.

• O deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) disse esta semana que a sociedade gaúcha está assustada. Segundo o parlamentar, de uma hora para outra, o governo do Estado mudou o discurso. “Não faz muito, o governador Tarso, em manifestação estampada nos jornais, afirmava que as finanças estavam em dia. Agora, faz um saque de R$ 4,2 bilhões dos depósitos judiciais, junto ao Banrisul, encaminhando-os ao caixa único. O Rio Grande quer explicações”, disse Postal.

• Em contato com a assessoria de imprensa do deputado federal Marco Feliciano (PSC/SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, na tarde de ontem, obtive a informação de que o polêmico deputado não vem a Bento Gonçalves nesta semana. O deputado iria participar de um evento religioso no ginásio da Escola Bento Gonçalves na noite da próxima sexta-feira, 12.

• Ao falar por telefone com meu conterrâneo João Augusto Ribeiro Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) – que foi vereador em Santo Ângelo/RS, na região das Missões, duas vezes deputado estadual e três vezes deputado federal – fui informado que o TCU e os Tribunas de Contas dos Estados brasileiros estão fiscalizando as ações do governo federal no Ensino Médio. Segundo Nardes, “o objetivo é avaliar como está a educação hoje no Brasil, começando pelo ensino médio, para que tenhamos condições de ver o crescimento do país nessa área. Devemos buscar o aperfeiçoamento dos sistemas de controle e de fiscalização nos estados e municípios”, disse.

Ponto negativo

O pequeno número de cidadãos bento-gonçalvenses presentes na audiência aberta da CPI da Fenavinho, na manhã da segunda-feira, 8.

Ponto positivo

A Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação que obriga a garantia de vagas em escolas públicas a todos os alunos de 4 a 17 anos.

Rascunhos & Fragmentos

• Moradores do bairro Cidade Alta pedem melhorias na Praça Padre Rui Lorenzi, a conhecida “Praça das Rosas”, exigindo limpeza, manutenção e mais segurança no local. Alguns moradores dizem que a praça necessita de vigilância durante 24 horas.

• Após a reportagem do Semanário, no último sábado, 6, sobre o consumo de drogas na Praça Centenário, muitos moradores do bairro entraram em contato comigo, relatando que o que ocorre nesta praça é mais grave do que se imagina. Moradores que têm uma visão privilegiada do local por morar nos edifícios ao redor da praça, dizem que, por diversas vezes, no turno da noite, pessoas são flagradas se prostituindo no meio da praça.

• O Rio Grande do Sul possuí, até o momento, oito locais credenciados no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos para as Olimpíadas de 2016. O município de Caxias de Sul está inscrito. E Bento Gonçalves, por que não?

Indicar é bom

CINEMA: UM CORPO QUE CAI, um clássico de Alfred Hitchcock, gravado no ano de 1958.

SHOW: ZIGGY MARLEY se apresenta em Porto Alegre na sexta-feira, 12 de abril.

MÚSICA: De 19 a 21 de abril, em Nova Pádua, ocorre a festa de comemoração ao Centenário da Banda Santa Cecília.

LITERATURA: DON QUIXOTE DE LA MANCHA, clássica obra de Miguel de Cervantes. Fica a dica!

TELEVISÃO: O canal AXN vai transmitir a série HANNIBAL, baseado no livro ‘O Dragão Vermelho’. A exibição ocorre em 63 países.