Garotada no trabalho

Mercado de trabalho é surpreendente, as vezes. Mesmo com queda no número de vagas de emprego, jovens que estão começando agora na vida profissional estão sendo menos atingido pela pandemia do coronavírus. No Brasil foram 1,2 milhão de demitidos no primeiro semestre, no total. Na contramão, os que têm menos de 17 anos foram menos demitidos, e mais contratados. No país, foram 178.674 admissões e 100.467 desligamentos desses jovens. Em Bento Gonçalves, o levantamento do Novo Caged aponta quase a mesma proporção: foram 513 contratações contra 273 demissões.

Demissão mais fácil

A explicação de quem entende do assunto: a abertura de vagas formais à população mais jovem é reflexo do tipo de emprego criado pelo mercado de trabalho em momentos de crise. “Esses profissionais atuam em áreas mais fáceis para você demitir e depois recontratar”, diz o professor Samuel Dorso, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, uma entidade privada sem fins lucrativos. Outro educador diz: “Essa mão-de-obra mais barata e menos qualificada pode estar sendo adotada para cobrir as necessidades das empresas neste momento de pandemia”. Razão para reflexão!

Aglomerações X comércio

Quem anda pela cidade, por necessidade, constata facilmente que o ritmo das coisas é quase normal. Exceção é a restrição imposta a algumas atividades econômicas e que atinge em cheio o comércio de um modo geral, de bares e restaurantes às lojas de departamentos e shoppings.

O que parece ser uma discrepância gritante!

Quem andou pela cidade especialmente no sábado à noite e domingo à tarde, e se deparou com centenas, milhares de pessoas ocupando ao mesmo tempo pontos específicos da cidade, parte sem a utilização de máscaras, pode se questionar a respeito da conveniência das medidas restritivas.
De que adianta fechar lojas, bares e restaurantes, e as pessoas se comportarem sem o mínimo respeito ao próximo?

Numeradas

1 – Até no apagar das luzes a CCS Serviços Terceirizados conseguiu fazer o impensável para uma empresa com atuação em várias cidades.

2 – Enviou documentação à Justiça relacionando ex-funcionários que teriam direito às indenizações trabalhistas com nomes até de pessoas que há meses já não integravam mais os quadros da empresa.

3 – Ah, quem recebeu a mais e não devolveu, pode ser intimado a fazê-lo, via judicial.

4 – “Comunistas, como tem na China, em Cuba e na Venezuela, estão fazendo de tudo para quebrar as empresas e depois assumirem o controle, impondo suas vontades”. Manifestação é do vereador Neri Mazzochin (PTB), na sessão da Câmara de segunda, 3. Tem sido expert em frases e declarações contundentes.

5 – Clube Esportivo Bento Gonçalves, o Tivo, caiu em pé! Fez boa campanha no Gauchão da pandemia e chegou à semifinal do returno. Mais do que isso, foi Campeão do Interior (título que não conquistava há 33 anos) e se classificou para a Copa do Brasil e Série D do Brasileirão do ano que vem. O grupo, indistintamente, está de parabéns.

6 – Ainda sobre o Esportivo e de olho em 2021, a grande incógnita é se o clube vai ter condições financeiras para bancar as despesas que virão. Gigantes. Mais do que nunca vai precisar do torcedor e dos empresários de Bento.