Câmara de Vereadores

Estive nesta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Fui assistir à sessão legislativa e começar a conhecer os parlamentares que representam os mais de 120 mil moradores do município. Pelo que vi, e ouvi, sai de lá com boa impressão. E se a primeira impressão é a que vale… Achei que os pronunciamentos foram todos de um bom nível, com conhecimento de causa, sem as baixarias que assistimos em outras casas legislativas, principalmente em Brasília. Percebi educação e respeito entre os nobres pares, o que sempre deve prevalecer em que pese as diferenças político-partidárias que norteiam as ações de cada um.

CCS x Empregos

As demissões iniciadas pela CCS Serviços Terceirizados pouco antes de a sessão da Câmara iniciar, foram pouco abordadas. A preocupação é basicamente com a continuidade depois que a CCS Serviços Terceirizados “levantar acampamento”, principalmente porque a licitação está suspensa, judicialmente. E com os empregos. Os vereadores que se manifestaram pregam a necessidade de os bons funcionários serem chamados pela sucessora da CCS para que continuem trabalhando em prol da comunidade e tenham como manter suas famílias. Em tempo de pandemia, perder o emprego não é nada bom.

O que é comum

O imbróglio entre Prefeitura e CCS Serviços Terceirizados não é “privilégio” de Bento. Muitas empresas do gênero vencem licitações, firmam acordos, não cumprem com o que acertam, recebem valores e acabam rescindindo contratos prejudicando funcionários. Trocam de nome e CNPJ, disputam nova licitação e voltam a cometer os mesmos erros. Por outro lado, há prefeituras que fazem o mesmo. Não cumprem os contratos e nem pagam as terceirizadas. Enquanto isso, a população…

Numeradas

1 – Permuta de imóvel entre empresa privada e Prefeitura, anexando imóvel ao terreno da Escola Princesa Isabel, ainda vai dar muita discussão. Impasse é referente aos quase 40 mil metros que a Prefeitura estaria entregando em troca de cerca de 1,5 mil metros quadrados para a escola.
2 – O vereador Moisés Scussel (Republicanos) sugeriu a retirada do projeto da permuta dos terrenos, pela Prefeitura. E que o município decrete a área que lhe interessa, junto à escola Princesa Isabel, de utilidade pública, para, em seguida, fazer a desapropriação.
3 – Contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, pelo município, também foi criticada na tribuna da Câmara pelo vereador Jocelito Tonietto (PSDB). A razão, os altos salários, acima dos R$ 10 mil e muito além do que é praticado pelo mercado. Secretário municipal da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, pode ter que ir ao Legislativo explicar o processo.
4 – Conselho Tutelar de Bento Gonçalves está divulgando a campanha “Faça Bonito. Disque 100”, incentivando as vítimas, familiares de vítimas e a comunidade em geral a denunciar casos de violência física, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
5 – Sobre o assunto: em 2019 foram instaurados 44 inquéritos pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que trata também dos casos que têm menores como vítimas. Neste ano, já são nove.