Fôlego para o 36º CNSE

O 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), mesmo adiado, está conseguindo manter o quadro de palestrantes e o número de inscritos. O evento, que inicialmente seria realizado entre 20 e 22 de maio, foi adiado para o período de 23 a 25 de novembro, no Dall’Onder Grande Hotel. Entre os assuntos debatidos estão relação entre capital e trabalho, a economia do país, o futuro do comércio, combate à informalidade, entre outros. Destaque também para uma oficina de convenções coletivas, com apresentação de negociações positivas e negativas. A expectativa para a organização, coordenada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, é, com o fôlego proporcionado pelo adiamento, atingir os mil inscritos. No momento, são 700 os participantes confirmados.

O que preocupa é o vírus

Os agricultores que participam da Feiras do Produtor Rural de Bento Gonçalves se surpreenderam pela movimentação de pessoas no novo horário de realização, aos sábados à tarde. “As vendas aumentaram. Felizmente todos os sábados foram de tempo bom, o que contribuiu para a participação da comunidade. E muita gente nova, que nunca participava, está vindo para a feira”, registra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG), Cedenir Postal. O que preocupa os produtores é que as pessoas estão indo muito juntas, no início do turno. “Quando chega o meio da tarde, lá pelas 15h30, já não tem mais ninguém”, frisa o Presidente. A feira inicia às 13h e vai até as 18h. Entre os produtos mais procurados e vendidos estão frutas e verduras da época. Já a Feira Ecológica não está tendo tanta movimentação, segundo os próprios produtores, que dizem que as vendas não aumentaram.

A chegada da água encanada

Algumas comunidades, como São Luiz das Antas, que não têm água encanada, chegaram a ser abastecidas por caminhões-pipa da Prefeitura, conforme o presidente do STR-BG. “A grande maioria tem poços artesianos comunitários, recebem água da Corsan ou de redes da Prefeitura. Em São Luiz das Antas a rede está sendo instalada agora, com apoio da comunidade. Estão tendo que economizar bastante para não faltar”, diz Postal.

Auxílio a entidade

Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas entidades assistenciais deixaram de ser auxiliadas pelos contribuintes que eram a peça principal para manutenção das atividades. Uma delas é a Associação dos Deficientes Visuais (ADVBG), presidida por Heloísa Morassutti, que arrecadava mensalmente, com contribuições voluntárias, cerca de R$ 3.000. Hoje, com 33 anos completados no último dia 14 e com eleição de diretoria agendada para o dia 29, a entidade não sabe como manter as portas abertas. Cerca de 60 deficientes são assistidos mensalmente, entre os 150 cadastrados. A Associação oferece grupo de convivência, oficina de poesias, aula de música e violão, terapia ocupacional para crianças, adolescentes e adultos, atendimento em psicologia e serviços sociais.

Perdas na agricultura

A estiagem que iniciou ainda em 2019 persiste e preocupa os produtores rurais. Conforme Postal, a safra da uva teve perda no volume, que foi compensada pela qualidade do produto. Porém, atualmente, as perdas vêm atingindo as frutas cítricas. Laranja do Céu e Bergamota Caí são duas variedades cuja produção foi afetada por se tratarem de variedades mais precoces.

Reivindicações do setor moveleiro

Na última semana a pauta das conversas da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) com o Ministério da Economia tratou, prioritariamente, das medidas de crédito para médias empresas, ajustes nas ações anunciadas e Relatório das Medidas Aprovadas pelo Governo Federal. “As reuniões são sempre produtivas e muito focadas”, pondera a presidente da entidade, Maristela Cusin Longhi. De acordo com ela, as medidas solicitadas foram o parcelamento dos Impostos Federais prorrogados; o amento do prazo nos Impostos Federais para 90 dias; o aumento do percentual do crédito do REINTEGRA; o aproveitamento integral do Crédito PIS/COFINS; e a ampliação da desoneração da Folha de Pagamento. Já para as empresas exportadoras, a solicitação vai de encontro a linhas de crédito para estimular as exportações.