Visão Global

Refletindo a realidade

Estamos assustados “muitos aterrorizados” em meio a uma Pandemia. Isto nos faz refletir sobre inúmeros fatos. Um deles é a falta de estrutura hospitalar para atender a demanda de doentes que chegam aos Hospitais. Cria-se um debate ferrenho sobre o assunto. Cada parte defendendo e justificando seus interesses, com suas convicções e miopias.

Erro histórico

Para entendermos melhor a realidade que vivemos hoje, precisamos voltar ao 15 de Novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamou a República Federativa do Brasil. Passaram-se 132 Anos. Desde então nenhum Governo preocupou-se em investir em Saúde e Educação. O que vemos agora o CAOS o COLAPSO de um Sistema Hospital Anacrônico e sem Estrutura Material “Tecnica” e Pessoal “Profissionais, Médicos e Enfermeiros.

Números

Neste momento o Estado do Rio Grande do Sul tem 6.937 pacientes internados por COVID-19, destes 1.957 internados em UTIs. A população do Estado é de 11.500.000 Habitantes. Representa que 0,060322 por cento da População está internada, ou seja a cada 1.658 pessoas uma esta internada. Das internações nas UTIs temos 0,017017 por cento da população internada, ou seja UMA PESSOA CADA 5.876 Habitantes. Os números são cruéis, nos mostram quanto o Sistema de Saúde do Pais esta FÁLIDO, ANACRÔNICO. Claro que temos de falar em COLAPSO, não temos ESTRUTURA HOSPITALAR, por falta de Políticas de Saúde ao longo de nossa História.

Respeito e temor ao covid-19

Respeitamos e tememos o COVID-19, pois realmente é um Vírus de propagação rápida e letal para as pessoas com Comorbidades, ou seja, pessoas que já têm outros problemas de saúde e tomamos todo o cuidado com ele. Uso das Máscaras, Alcool, Distanciamento, etc…, porém estamos fazendo um DRAMA maior do que é, para justificar a incompetência de nossos Governantes, por não termos estrutura hospital e Política Pública de Saúde.

Bento Gonçalves

Temos o Hospital Tacchini, um dos melhores Hospitais do Brasil, localizado em Municípios do Interior. Hospital Particular (Comunitário), que atende também ao SUS. Pergunta: Temos Hospital Público em Bento Gonçalves? Não. Porque não temos? Há 40 Anos passados Brasília enviou para Bento Gonçalves, VERBA, para construir um Hospital Público. O Dinheiro saiu de Brasilia e não chegou a Bento. Consequência: Não temos o Hospital. Um Beija Flor me contou, que o dinheiro estava no Avião e deu uma turbulência. A mala saiu pela porta de emergência e o dinheiro se perdeu entre o MAR e a FLORESTA. Agora, há poucos Anos, veio mais uma verba, para construirmos um Hospital Moderno, etc… Construíram uma UPA. Desta vez o problema foi um VÍRUS NO E-MAIL. Caso tivéssemos os DOIS Hospitais em funcionamento, com 25 Leitos de UTI, cada um, teríamos pacientes em Leitos de espera?

Médicos

Historicamente, as Entidades que representam os Médicos, são contra a criação de novos Cursos de Medicina, em nome de uma reserva de mercado que interessa apenas a classe médica, em detrimento da população. Vejam a luta inglória do Professor Mestre Vercino Franzoloso para termos nosso Curso de Medicina, em Bento Gonçalves. Agora com a Pandemia, esta carência se torna bem visível. Caso tivéssemos mais 50 Leitos de UTI, não teríamos Médicos para atender. TRISTE REALIDADE, porém devemos destacar o Profissionalismo e o desprendimento da Classe Médica, se superando em todos os pontos, no sentido de dar atendimento a todos que necessitam.

De quem é a culpa

Vamos apontar os Culpados. Depois dos Governos Militares, que pouco fizeram pela Saúde, Vieram, Jose Sarney, Itamar Franco, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Jose Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer, algum deles fez alguma coisa? Sabemos que foram construídos vários estádios de futebol. Portanto, Bolsonaro, Leite e os atuais Prefeitos, NÃO SÃO CULPADOS, apenas estão administrando o CAOS de um País, onde os Governantes, historicamente, não investem em Saúde e Educação, apenas em seus interesses Políticos Eleitoreiros e nos POVO sofremos as consequências desta GRANDE IRRESPONSABILIDADE.