Empresas & Empresários

Mediações avançam 70% na Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu no ano passado 131 pedidos de intermediações pré-processual. As negociações serviram para questões típicas da pandemia, como direito dos trabalhadores em demissões em massa, acordos para redução de jornada e salário, medidas preventivas contra o coronavírus e greves em serviços públicos essenciais. Em torno de 50% dos casos a mediação teve êxito, culminando com acordo entre as partes.

Vinho Comemorativo da Aurora

Aurora 90 anos acaba de chegar para o consumidor, um vinho elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019.QR-Code no contrarrótulo do vinho ativa uma animação sobre a história da vinícola mais premiado do país. Aproveitando o ensejo do aniversário da Cooperativa, por indicação do vereador Rafael Fantin (Dentinho) do PSD, e subscrita pelos demais vereadores da Casa, a Câmara homenageou a empresa com a Portaria de Louvor e Agradecimento, na noite de segunda-feira, dia 7 de junho, título recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Renê Tonello.

Almadén, 47 anos no Brasil

É no Paralelo 31, na propriedade da Miolo, em Santana do Livramento, que estão os maiores e mais antigos vinhedos de uvas viníferas conduzidos em espaldeira do Brasil. Plantadas em 1973, numa área de 450 hectares, as vinhas atravessaram o tempo fazendo história, sendo a primeira vinícola a se instalar na Campanha gaúcha. Lá, nasceram os rótulos mais antigos da Califórnia – Almadén, criada nos Estados Unidos em 1852 e que germinou em terras brasileiras em 1973, quando encontrou, segundo seus criadores, um dos melhores lugares do mundo para a viticultura, com 100 dias de sol no verão.

Os ‘Sete Lendários’ da Miolo

Há 31 anos a Miolo engarrafa histórias. A cada safra, um novo desafio e rótulos surpreendentes, que abriram as portas para o Brasil no mundo inteiro. Mas este ano, a vinícola se superou em grandes lançamentos. Até agora são 19 rótulos, sem contar as novidades que ainda estão por vir. Os holofotes se voltam para os ‘Sete Lendários’, fruto da expoente safra de 2018, que inspirou o enólogo Adriano Miolo a criar esta seleção colecionável de vinhos nobres, revelando a expressão de diferentes terroirs: Miolo Merlot Terroir (Vale dos Vinhedos), Testardi Syrah (Vale do São Francisco), Quinta do Seival Cabernet Sauvignon (Campanha Meridional), Miolo Lote 43 (Vale dos Vinhedos), Quinta do Seival Castas Portuguesas (Campanha Meridional), Sesmarias (Campanha Meridional) e Vinhas Velhas Tannat (Campanha Central).

Observatório Social de Bento

O Sindilojas Regional Bento foi decisivo para a vinda do Observatório Social do Brasil para a cidade há 5 anos. No Estado, esta foi a 12ª unidade instalada. Os primeiros passos foram dados tendo como presidente o dirigentes Daniel Amadio, que segue à frente do Sindicato. Hoje, a presidência está com Aiala Premaor, jovem liderança que ganhou destaque junto aos Sindilojas Jovem de Bento Gonçalves. A aposta da entidade na instituição se justifica pelo seu papel em relação a justiça social.

Primeira prestação de Contas

No final de maio, no Plenário da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Aiala Premaor, que assumiu o compromisso em substituição a Fernanda Titton, fez sua primeira Prestação de Contas, referente ao primeiro quadrimestre de 2021. O trabalho de acompanhamento em seus processos de licitação do Legislativo resultaram numa economicidade de 9%, o equivalente a R$ 9,5 mil. Já no Executivo, no esmo período, foram 133 licitações com uma economicidade gerada de 23%, correspondente a R$ 17,3 mil.

Agas Total

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) vai lançar, nesta quinta-feira, dia 10, em evento online transmitido pela plataforma Zoom, um aplicativo que chega para aproximar varejistas e fornecedores de produtos, equipamentos e serviços 24 horas por dia, em uma espécie de alternativa à tradicional movimentação de negócios proporcionada pela Expoagas – feira de negócios presencial anualmente realizada em agosto e que acaba de ser oficialmente transferida para 2022. Batizado de Agas Total, o aplicativo é um canal de consulta para que gestores e compradores de supermercados encontrem fornecedores em áreas que estão necessitando, desde produtos para abastecer as gôndolas até equipamentos e serviços.