CURTAS E PODEROSAS

• Uma “medalha olímpica”, era o convite para a festividade de lançamento, pelo Clube Recreio da Juventude de Caxias do Sul, de investimento de 19 milhões que inclui a compra de 2,1 hectares ao lado de atual propriedade do Clube, presidido por Diego Biglia. Numa área de 6 mil metros quadrados serão realizadas obras, a ficarem prontas em 2014, para se tornar uma escola particular.

• Em três semanas o número de casos de covid-19 subiu 247% no RS, graças a sub variante Ômicron BQ.1. A recomendação é pelo retorno da máscara por pessoas suscetíveis a doença, como idosos, imunocomprometidos e com comorbidades. Retorna a máscara para aeroportos, aviões, hospitais, clinicas, laboratórios, farmácias e drogarias. A vacinação de adolescentes e adultos será retomada.

• Nizan Guanaes, criador do Grupo ABC, um dos maiores conglomerados de comunicação e marketing do mundo, afirmou que uma pessoa normal usa o celular pelo menos seis horas por dia. Perguntando sobre que conselho daria como síntese de seu livro VOCÊ AGUENTA SER FELIZ?, disse: “é copiar o costume de pessoas antigas, como nossas avós. Viver como elas viveram antigamente. Ter uma rotina tranquila, estar com as pessoas perto, socializar, ter fé, boa alimentação e gratidão”.

• Vejam o que aconteceu em LACERDÓPOLIS, SANTA CATARINA. Sob o argumento de que “matou para não ser morta”, diante dos maus tratos e agressões que sofria, a pedagoga Claudia Hoeckler, 40 anos, esposa do motorista Valdemir Hoeckler, 52 anos, quatro filhos, deu a ele um sonífero. Enquanto dormia, colocou no pescoço um pneu e o asfixiou com um plástico. Ele reagiu, mas não teve forças suficientes e morreu. Aí ela colocou o corpo no freezer e, por cima colocou refrigerantes. Durante a investigação ela oferecia refrigerantes aos policiais, tirados do freezer em que estava o marido. Um vizinho contou aos policiais que estranhou aquele freezer cheio porque o amigo o mantinha sempre vazio. Foi o suficiente. Para a polícia Claudia disse que é filha de uma garota de programa, que foi criada por uma desconhecida nos primeiros anos de vida, que engravidou na adolescência, que iniciou os estudos tardiamente, que foi abusada sexualmente pelo padrasto e que nunca conviveu com o pai. Só isso. O enredo da vida vivida pelo casal é longo e tenebroso. Perguntada como se sente agora ela respondeu: “vou estar presa, mas estou leve”.

• Entrei, de novo, esta semana, na Loja que me vendeu o ALFREDO, o canário, para comprar ração. Fui falando “me dá uma ração para canário FAKE”. Como assim? ele perguntou, de novo. “Pois ele come, bebe, pula, dorme, mas não canta”. Aí ele falou “traz aqui que eu troco por um que canta”. Eu respondi: “nem pensar, ele não iria me perdoar”. E completei: “um dia ele vai cantar, ou por pena de mim ou por gratidão”.

• Morreu o TREMENDÃO ERASMO CARLOS, casado com Fernanda Passos, 49 anos mais jovem que ele e que era sua fã desde que tinha 5 anos de idade. Eu não perdia um programa da JOVEM GUARDA, não faz muito tempo li um depoimento de ERASMO contando como ele e ROBERTO CARLOS compunham as músicas em parceria. Na sala do apartamento, um com o violão, o outro com bloco e caneta e os dois com um copo de uísque na mão, avançavam noite a dentro. Pela manhã, ao acordar na sala e fazer a pergunta tradicional, onde estou, o que é que eu fiz, para onde vou, as canções estavam compostas. DETALHES TÃO PEQUENOS “DELES” DOIS.

• Passo os olhos sobre a edição de setembro/outubro da REVISTA AGAS. Ao retratar os resultados da EXPOAGAS 2022, dá uma contribuição fantástica a qualidade do jornalismo. Leio que cresce número de pessoas morando sozinhas; que o número de domicílios com um morador cresceu 43,7% nos últimos dez anos. Constato a luz própria de MARGOT DREHER LONGO, Diretora Financeira do Grupo APOLO e líder inconteste no seio das mulheres que gravitam em torno da AGAS, presidida pelo marido. Leio que cada brasileiro consome 5,5 litros de sorvete por ano, metade da média dos argentinos. Que em 2021 os idosos constituíam 14,7% da população brasileira, no RS eram 18,6%, previsão é de que 2060 um em cada três brasileiros serão idosos. Por fim, concluo que ANTONIO LONGO se tornou o melhor Presidente da AGAS, desde sua existência.

• Aqui, no SISTEMA S, no passado, chegamos a idealizar e criar uma CARAVANA CULTURAL. Objetivo era levar cultura e lazer para dentro das escolas. Tudo planejado, fomos a contratação de um coordenador. Reunimos artistas de bairros e fizemos um ensaio no teatro do SESC. Tudo pronto. Na hora dos acertos da ajuda de custo, os “Teixerinhas” dos bairros de Bento achavam que eram o ROBERTO CARLOS e, o coordenador, que achei em Caxias e que divertia os doentes do HOSPITAL DO CÍRCULO, me pediu “um milhão de dólares”. Tudo acabou no primeiro ensaio. Vejo que agora, com extraordinário mérito, o CIC comemora a contribuição cultural com o projeto LE NOSTRE ORIGINI, que impactou mais de cinco mil alunos de 30 escolas municipais nas duas edições realizadas. O financiamento é do PRÓ-CULTURA RS. Fica mais fácil.

• VAI SURGIR, com força, a ROTA PASSO DO VINHO, união de objetivos ENOTURISTICOS dos Municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, NOVA PÁDUA e NOVA ROMA DO SUL. Porque não criamos a ROTA DOS PRAZERES, unindo Farroupilha – Pinto Bandeira – Carlos Barbosa – Bento – Monte Belo – Santa Tereza e Garibaldi?

• Governador Eduardo Leite, reeleito, tenta atrair, para compor a base aliada de seu Governo, o PP, com quem já fez reuniões, e o PDT, assim como “quem mais interessar possa”. É certo que o PP vai aceitar o convite pois, será contemplado com, no mínimo, três Secretarias. Torço muito para que PASIN seja um dos Secretários, seria bom prá Bento, depois candidato a Vice-Governador, depois Governador, porque não? Mas, acredito que não vá ser convidado, Leite parece estar muito ressentido com ele. Assim como com o Prefeito Diogo que, como Pilatos, lavou as mãos entre LEITE e ONYX. Como diz Julio IGLESIAS, “a vida é uma roleta em que apostamos todos”! TAMO JUNTO!

• Na Rota do Sol, tem caçadores profissionais que estimulam os proprietários de terras a caçarem animais silvestres para comercialização. Aqui, nas costas do Rio das Antas, acontece o mesmo. Inclusive tem um organizador de jantares, em bairro do Município, nos quais são servidos carnes nobres de animais silvestres. Recentemente, 143 policiais estiveram numa operação de cumprimento de mandatos de busca e apreensão de armas usadas no RS em caças de animais ameaçados de extinção. Denúncias? WhatsApp (51)3425-9063 ou no site da Polícia Civil.

• Produtores de uva estão em Brasília reivindicando que o preço do quilo seja de R$1,61, “que cobrirá custos e ensejará lucro”. Entre os líderes está o “linha de frente” Cedenir Postal, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento.

• Sobre o CATAR, da COPA DO MUNDO: o testemunho de uma mulher vale menos que o depoimento de um homem; a poligamia islâmica é permitida no país apenas para os homens; a flagelação é usada no país como um castigo para o consumo de álcool ou para relações sexuais ilícitas; o adultério é punido com 40 até 100 chicotadas; a blasfêmia pode resultar em até sete anos de prisão; as turistas mulheres são aconselhadas a não usar leggings, minissaias, vestidos sem mangas e roupas curtas ou apertadas, em público; os homens são desaconselhados a vestir bermudas. “Pelas barbas do profeta”!

• Lembram daquele gol com a mão que Maradona fez na Copa do Mundo de 1986, validado pelo juiz e que deu o título de CAMPEÃ DO MUNDO para a Argentina? Maradona “justificou” dizendo que “foi a mão de Deus”. A bola do jogo, uma AZTECA da ADIDAS, que pertencia ao árbitro tunisiano ALI BIN NASSER foi leiloada e arrematada por 12,6 milhões de reais. A bola da foto é de quando o Esportivo foi campeão da segunda divisão em 1999, comigo na Presidência, tocando seis a zero no Glória de Vacaria, jogo realizado em Novo Hamburgo, com mais de 2.500 torcedores alvi-azuis presentes. Tá comigo, será que coloco em leilão ou vai para o museu do Clube?