Vamos começar bem?

Muita gente diz que irá deletar o ano de 2020 da sua vida. Para muitos, 2020 foi, realmente, um “ano perdido”. Mas, para muita gente foi, também, um ano de reflexões, de atitudes, de aprendizado, de convivência social complexa, de atritos e aproximações domésticas, de sobrevivência e de pensar os familiares, nos amigos e na sociedade como um todo. Sim, o ser humano é um “ser social”. Raríssimos sobrevivem em total isolamento. Portanto, 2020 foi para avaliarmos bem o que fizemos para MERECER a convivência social. Soubemos nos proteger contra a pandemia e, por extensão e obrigação social, proteger nossos semelhantes? A resposta a esse questionamento determina se COMEÇAREMOS BEM ESSE 2021.

Respeito, só isso!

O ano de 2020 foi pródigo em nos mostrar o tipo de gente que convivemos, o Oiapoque ao Chuí. Certamente, TODOS tiveram disponíveis – e ainda terão – todas as informações possíveis e imagináveis sobre a pandemia local, estadual, nacional e mundial, levadas por toda a imprensa – inclusive a “imprensalixo”, assim considerada a que apresenta o farto noticiário sobre Bolsonaro & Familia – e puderam, graças a isso, tomar plena ciência do que estava e está acontecendo. Mas, como TUDO, no Brasil, foi politizado desde que o PT passou a exercer poderes executivos na Nação toda, recrudescido com o surgimento do “bolsonarismo”, a pandemia também foi politizada. Assim, quem pensa diferente do “bolsonarismo” virou “comunista” e quem o apoia virou “fascista”. O resultado é esse maniqueísmo que nos assola, sem o menor respeito.

O que podemos mudar

As autoridades governamentais e as ligadas à ciência nos deram os rumos a serem tomados, visando conter o crescimento da pandemia. Leis e normas foram divulgadas. Mas, eis que até os protocolos de saúde foram politizados. Claro, o “bolsonarismo” não aceitando tais protocolos, inclusive detonando prefeitos e governadores que queriam o seu cumprimento. Ficar em casa, se possível? “Tá louco, meu! Quebra a economia”; distanciamento social? “Tá brincando, meu! Cadê meu direito de ir e vir?”; usar máscara? “Tá louco, meu! O cientista fulano de tal (que ninguém conhece) disse que a máscara é prejudicial à saúde (nada há que comprove isso)”; lavar as mãos com álcool em gel? “Tá louco, meu! O “químico prático” fulano de tal disse que comprovou que não é eficiente contra o coronavírus”. Que tal mudarmos essas insanidades, buscando INFORMAÇÕES EM FONTES CONFIÁVEIS?

Você engordou?

Se respondeu “SIM” você é CULPADO PELOS AUMENTOS dos alimentos no mercado. Segundo a “teoria econômica” de Jair Messias Bolsonaro, o fato de muitos terem ficado em casa passaram a comer mais e, com isso, consumindo mais alimentos, comprando mais, portanto e provocando o aumento de preços. Inacreditável? Sim, mas absolutamente verdadeiro. Bolsonaro DISSE ISSO! Disse… E DAÍ??? Alguma novidade nas declarações bombásticas dele? Guedes já havia dito que “empregada doméstica está indo para a Disney”, tentando justificar o turismo delas como fator para a disparada do dólar e terminou dizendo que “se o dólar chegar a R$ 5,00 é porque sou incompetente”. Por que seu chefe supremo não pode dizer que os gordos são culpados pela inflação dos alimentos, né?

AS “previsões”

Ah, as “previsões”, “estatísticas”, “pesquisas”, etc., que nos apresentam sobre a economia do Brasil são interessantíssimas. Já houve quem me perguntasse – por saberem minha formação superior e pós-graduada em economia -, imaginando que “economista é vidente infalível”, se isso tudo que é divulgado merece crédito. Bem, particularmente, questiono a tudo com uma pergunta: “Como sabem o crescimento do PIB se grande parte dele não é visível aos olhos de ninguém, pois fazem tudo extraoficialmente?”. Como sabem o que é produzido e vendido SEM QUALQUER REGISTRO OFICIAL, inclusive a prestação de serviços? Creio que só uma resposta cabe: Sabem pelo “chutômetro” e, por isso, só no “chutômetro” alicerçam suas “previsões”. E neste ano de pandemia mundial, a “ferramenta” será muito usada. Acredite quem quiser.

Últimas

Primeira: Sabem quando as contas dos Estados e municípios começarão a equilibrar receitas e despesas? Quando forem criados TRIBUNAIS DE CONTAS independentes, apolíticos. Agora são comandados por políticos, muitos não reeleitos;

Segunda: Incrível que ainda existam da forma com que foram criados. Empresas, sociedades anônimas, clubes de futebol e outros, têm auditoria independente. Por que, então, não é assim com prefeituras, estados e com a União?

Terceira: O inacreditável abate de 15 árvores no centro da cidade, na área da Casa Geisel, continua sem explicações razoáveis de parte dos responsáveis. Quando e onde serão plantadas as 225 árvores para “compensar” a devastação?

Quarta: Para quem gosta de ver números “interessantes”, será ótimo checar os números que são divulgados nessa “venda” do resto da CEEE, principalmente os de impostos cobrados e não pagos e de reclamatórias trabalhistas de seus empregados;

Quinta: Em tempos de “rachadinhas”, de “utilização da ABIN para assuntos extraordinários” e de “vacina comunista que muda o DNA”, alguém sabe a quantas anda o processo das “rachadinhas” de Bento Gonçalves? Ou o dos concursos públicos?  

Sexta: A velha brincadeira do advogado que diz para o cliente que o contrata por ter matado alguém, com a célebre frase: “Dizem que tu mataste”, mudou um pouco, agora;

Sétima: No caso de mãe suspeita de ter matado o filho, ter confessado o crime e até feito reconstituição, muda a frase para: “Tu dizes que matou, mas não é assim”. Aguardam-se os próximos capítulos. Prometem!

Oitava: Cuidado com a forma de tratar as mulheres. Nem sonhar com elogios e galanteios como antigamente. Só mande flores se for namorada firme, noiva ou esposa. Só fale sobre o tempo, economia, futebol e coisas do gênero;

Nona: Vem aí o futebol 2021! Esperamos que seja melhor que 2020. Então, tenha um 2021 pleno de sucessos e realizações. E avalie bem o que ler nas redes sociais e no que acreditar e repassar, pois foram transformadas em esgotos, lixos, fontes de mentiras.