O Mourão falou…

Ainda há quem chame a imprensa de “lixo”, mas nunca dizem no quê, como e quando “mentiu” ou “distorceu a verdade”. O caso das “emendas secretas”, usadas pelo governo Bolsonaro para “conquistar apoios” no Congresso Nacional é emblemático. PEC dos Precatórios, que servirá para “pedalar” pagamentos de decisões já sacramentadas judicialmente, visando abrir brechas para destruir o teto de gastos o governo, está passando e a imprensa noticiou que isso ocorre porque houve liberação de “emedas secretas” para parlamentares que votarem a favor do governo para aprovação.

Claro, alto e bom som!

Houve quem detonasse a imprensa por noticiar isso, porém o Supremo Tribunal Federal – STF –, por 8 votos a 2, barrou a farra das Emendas. Mas, eis que o VICE-PRESIDENTE Mourão veio a público e tirou todas as dúvidas. Falou ele: “- “Foge dos princípios da administração pública. Onde está a impessoalidade, a publicidade, uma vez que você não sabe para onde está indo esse recurso e, principalmente, a eficiência do gasto? O gasto público tem de ser eficiente, atender a um projeto e a uma necessidade”. Nem precisa dizer que “para bom entendedor meia palavra basta”, pois ele falou TUDO.

Emendas só pros mesmos!

Em todas as eleições, a maioria dos parlamentares busca a reeleição. Como usam essas tais de “emendas” ao seu favor, os eventuais candidatos que tentam eleger-se já largam em ampla desvantagem. Os parlamentares que detém “aspones” nas suas bases já os usam para suas campanhas, pagos com nosso dinheiro e ainda contam com as tais “emendas” para arregimentar prefeitos e vereadores para trabalharem a seu favor. Por essas e por muitas outras é que defendo – como milhões de pessoas – o fim das reeleições EM TODOS OS NÍVEIS, nos parlamentos e executivos municipais, estaduais e federal. A isso se chama “alternância no poder”. Não teriam tempo de se corromper.

Gasolina refinada ou formulada?

Há algum tempo, por várias vezes insisti nesta coluna sobre esses dois tipos de gasolina que comercializam no Brasil. A maioria já ouviu falar em gasolina REFINADA e gasolina FORMULADA. Na verdade, a formulada tem custo de produção levemente inferior ao da refinada, mas ambas são autorizadas e fiscalizadas pela Agência Nacional do Petróleo – ANP -. No meu entender, obedecendo o Código de Defesa do Consumidor, os postos deveriam se obrigados a informar o consumidor sobre esses combustíveis e suas diferenças básicas. E que tal o preço, hein?

Até quando?

Têm coisas que acontecem em Bento Gonçalves que nos forçam a perguntar: Até quando continuarão a ocorrer? Refiro-me às montanhas de lixo que são produzidas e jogadas nas ruas nas proximidades da avenida Planalto, rua Xingú, Erny Hugo Dreher, Costa e Silva outras. Qual é o problema, afinal? Falta de civilidade de parte frequentadores de finais de semana? Sim, claro! Falta de fiscalização? Sim, claro, pois há muitos que só cumprem com os preceitos básicos de convivência humana se FISCALIZADOS. Falta de lixeiras em número adequado? Sim, talvez! Mas, se EDUCAÇÃO fizesse parte da formação de TODAS as pessoas, certamente não veríamos isso SEMPRE.

Não se convenceram ainda?

Cristo! Os dados divulgados pela imprensa mundial, obtidos junto aos respectivos departamentos de saúde de TODOS os países, já comprovam a EFICIÊNCIA e a EFICÁCIA das vacinas contra a COVID19. Por que, então, ainda existem os que relutam em tomar as doses da vacina? Falta de respeito para com a vida de amigos, familiares e de todos com os quais convivem? Será que não se informam sobre a maior pandemia dos últimos CEM ANOS, que já matou, mais de cinco milhões de pessoas no mundo; mais de 610 mil no Brasil e mais de 400 em Bento Gonçalves? Será que não sabem que a Europa já se tornou novamente epicentro da COVID no mundo, com a chamada “4ª onda” matando pessoas?

Política-partidária?

Será que o fator político AINDA vigora no Brasil? Abriram as “porteiras”, mas não a adequação aos protocolos básicos, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento. O que temos visto de aglomerações irresponsáveis nos estádios e em vários lugares é inacreditável. Domingo último fiz um passeio em Gramado. Havia algo em torno de 34 milhões de pessoas nas ruas, com boa parte delas não usando máscara, mesmo com uma viatura da Vigilância Sanitária circulando com som alto pedindo que TODOS usassem máscara corretamente. Por que TODOS não tomam as doses de vacina e não se cuidam, cuidando, também, da coletividade? Por política partidária, ignorância ou o quê, afinal?

Últimas

Primeira: E, vejam bem, países “comunistas” como a Alemanha, a Áustria (até decretou lockdown), a Holanda e também os “mais comunistas”, como a China e a Rússia – que havia liberado tudo – voltaram a impor restrições, exigindo cumprimento dos protocolos;

Segunda: A audácia da bandidagem não tem mais limites. Até shopping center é assaltado, em horário comercial, como na cidade de Sorocaba, SP. Decididamente, já é mais do que hora de se mudar a legislação brasileira, tornando-a mais rígida e punitiva contra a criminalidade;

Terceira: Por exemplo, receptadores de objetos roubados deveriam ter penas maiores que os próprios ladrões, pois são esses que alimentam, incentivam os roubos;

Quarta: E a “privataria” segue mostrando suas “vantagens”. A CEEE-D, recentemente privatizada por “meia dúzia de mirreis”, enfiará nos consumidores um “MÓDICO AUMENTO” de 14,71% a partir de segunda-feira, autorizado pelo Agência Nacional de Energia Elétrica e isso tudo apesar das “bandeiras” e taxas de iluminação pública, impostos, etc.

Quinta: As rodovias, prestes a serem entregues para o pedagiamento PRIVADO, como a RS-453 – Bento/Farroupilha, a RS-446, Carlos Barbosa/São Vendelino e outras, estão sendo totalmente recuperadas. Depois, serão entregues a “felizes concessionárias”;

Sexta: E a COP26 ainda está sendo muito comentada no mundo, principalmente no tocante ao discurso do nosso presidente, que afirmou que a Amazônia está preservada desde 1.500, quando Pedro Alvarez Cabral descobriu o Brasil;

Sétima: Eis que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – que é órgão governamental, mas está recheado de “comunistas”, divulgou dados que contrariam as palavras de Bolsonaro. E o Relatório do INPE sobre a Amazônia foi entregue ANTES da COP26. O “comunismo” quer destruir o governo, não?

Oitava: E quem divulga essas coisas só pode ser “petista” com segundas intenções. Claro que os dados sobre destruição da Amazônia são todos mentirosos, inclusive o INPE;

Nona: A segunda divisão em 2022 estará bem forte, com vários times campeões do Brasil, da Libertadores, Mundial e da Copa do Brasil, disputando vaga para a série A de 2023. O Grêmio entre eles.