Solidariedade é tudo!

No último sábado, dia 8, o pavilhão principal do Parque de Eventos de Bento Gonçalves foi palco da 23ª Edição da Comenda ELES NA COZINHA, promovida pela Liga de Combate ao Câncer. Foi a mais concorrida das Edições, contando com a participação de mais de 1.400 pessoas que doaram o valor dos ingressos para a Liga. Sim, o evento conta com a doação dos que têm o privilégio de estar presentes nesse evento que reputo como o “maior festival gastronômico” que já vi, bem como de empresas que patrocinam as Cozinhas e voluntários que, com seu incansável trabalho, viabilizam a realização do Jantar.

Cumprimentos efusivos!

Tenho a honra e o orgulho de ter participado de todas as 23 Edições da Comenda Eles na Cozinha promovidas pela Liga de Combate ao Câncer. Por isso, quero cumprimentar, felicitar e agradecer a todos os patrocinadores dos cozinheiros por viabilizarem, financeiramente, a elaboração de pratos de altíssima qualidade, bem como – certamente em nome da Liga – enaltecer o fantástico trabalho das voluntárias permanentes da Liga e dos que, de alguma forma, colaboram com a Entidade. E um cumprimento especial às equipes de cozinheiros que se dedicaram para fazer da Comenda ELES NA COZINHA, um evento tão grandioso. Parabéns, Liga de Combate ao Câncer! Parabéns, voluntárias (os)! Parabéns, patrocinadores!

Ainda os Estacionamentos!

Pelo que se vê por aí, em Bento Gonçalves o Código de Trânsito Brasileiro não precisa ser obedecido na sua totalidade. Sim, porque no que se refere aos estacionamentos, não há, provavelmente, quem fiscalize as absurdas infrações que os condutores e, não raro, os que deveriam controlar cometem por omissão (e alguns por desconhecimento das leis), em áreas públicas e/ou privadas de uso público. Há vagas de estacionamentos DEFINIDAS POR LEI, como as para DEFICIENTES FÍSICOS e IDOSOS, seja nas ruas ou em locais privados, como supermercados, shoppings, etc.

A lei é clara!

Para poder usar as vagas de IDOSOS ou DEFICIENTES FÍSICOS é OBRIGATÓRIO o uso de CREDENCIAL (cartão expedido pelo órgão de trânsito) sob pena de infração. E é OBRIGATÓRIO definir o número dessas vagas, bem como FISCALIZAR sua utilização. Nas ruas, os agentes de trânsito têm essa obrigação, notificando quem NÃO USA A CREDENCIAL ou quem não é idoso ou deficiente, mas, estando sozinho, utiliza a credencial do pai, da mãe, do avô, etc. Nos supermercados, shoppings e outros locais privados com estacionamento público, é responsabilidade de seus gestores o controle dessas vagas e de chamar a autoridade de trânsito para quem não as obedece.

E o que se vê?

O que é muuuuittoooo comum em Bento Gonçalves – já sendo quase “normal” pela certeza da impunidade – é se ver veículos ocupando as vagas de idosos e deficientes físicos SEM O USO DA CREDENCIAL legal. E o que fazem os responsáveis? Absolutamente NADA, talvez para não se indisporem com clientes “sem noção” infratores, o quê, convenhamos, é omissão explicita e viola o direito legal de idosos e deficientes físicos. O responsável pelos agentes de trânsito poderia, eventualmente, proceder vistorias nesses locais e chamar seu comandados para aplicarem a lei. Que tal fazer com que TODAS as leis sejam cumpridas, hein?

Eles não tomam jeito!

Matéria mostrada esta semana pela imprensa relata as “ações exemplares” de vereadores de Bom Jesus. Pertencem a uma classe privilegiada de cidadãos que trabalham pouco e ganham mais do que os que os pagam, mas, não raro, surgem alguns que  tentam se locupletar com as “coisinhas” que as leis, feitas por eles mesmos, lhes proporcionam. A Câmara de Vereadores de Bom Jesus, em 2018, foi recordista do Estado do RS nos “gastos com diárias de viagens”, batendo até os de Porto Alegre. Segundo a matéria, além de vereadores, oito assessores do presidente fizeram 180 “cursos”. Certamente, com esses “cursos” Bom Jesus galgou muitos pontos como município. E a conta deles ficou mais gordinha. Quantos “bom jesus” temos no Brasil, nesse quesito? Vai saber, né?

Corsan Privatizadada

A partir de agora, certamente, os mais de trezentos municípios gaúchos que a CORSAN atende terão, com a iniciativa privada, seus problemas de abastecimento de água e esgoto resolvidos. E terão, também, como outras concessionárias de serviços públicos, escritórios nas cidades atendidas para receber a população que pagará a fatura de água e, talvez, de esgoto tratado. Quem viver verá?

Últimas

Primeira: Os vereadores aprovaram generosíssimo aumento para o futuro prefeito, vice e secretários de Porto Alegre, sob a alegação de que “ganham pouco”. Ora, ora, ora!! Eles desconhecem o salário quando se candidatam ou aceitam o emprego de secretários e assemelhados?

Segunda: Ah, claro que os “nobres edis” porto-alegrenses também deram uma “catapultadazinha” bem apreciável nos seus salários (que essa gente gosta de chamar de “subsídios”). Espera-se que os eleitores de Porto Alegre levem isso tudo em conta nas eleições de 2024;

Terceira: O que chama a atenção nessas desculpas esfarrapadas, tipo “o salário não atrai gente qualificada”, é que os cargos SEMPRE são preenchidos e há sempre candidatos a cargos eletivos em números abundantes. Que tal?

Quarta: O índice oficial da inflação está caindo. Agora o IPCA é de 2,87% em 2023 e 3,16% de julho de 2022 a junho de 2023. Mas, os economistas céticos de plantão ainda continuam prevendo “sérios problemas na economia como um todo” e tentam justificar os maiores juros do mundo, no Brasil, de 12,75% ao ano;

Quinta: Interessante é que muitos empresários e até banqueiros pedem a redução da Taxa SELIC. Será que os que pedem a manutenção dos 12,75% fazem parte dos “credores do governo”, que custaram, nos últimos 12 meses, 660 bilhões de reais em juros ao povo brasileiro?

Sexta: Quando será que “alguém” fará com que a legislação que determina as dimensões dos quebra-molas seja cumprida? Ou os pagadores de impostos absurdos que incidem sobre os veículos continuarão sendo os únicos a cumprirem o Código de Trânsito Brasileiro?

Sétima: Não posso deixar de agradecer a minha equipe do Jantar Eles na Cozinha. Ronaldo Frizzo, Luciano, Fabiano e Henrique Francio foram gigantes no imenso trabalho de preparar mais de 100 pratos para servir os que doaram ingressos para a Liga e especial agradecimento ao nosso patrocinador, TODESCHINI SA; Obrigado, amigos!

Oitava: O Grêmio está sendo um belo teste para o coração de gremistas e colorados. No jogo da classificação para a semifinal da Copa do Brasil, quem sobreviveu poderá dispensar o cardiologista, não?