DANOS A UMA GERAÇÃO?

Estamos há onze meses de uma pandemia que está destroçando a economia mundial e, principalmente, milhões de vidas humanas. Mas, pouco se tem ouvido falar e debatido o prejuízo irrecuperável que nossa juventude está sofrendo. Falo sobre a educação, o ensino, a presença em aula (algo que, aposto, não será substituída tão cedo, dada a importância vital do PROFESSOR), o aprendizado que está relegado a plano algum. E não venham dizer que “o ensino à distância” (para aqueles que detém o privilégio de dispor da tecnologia a ele associada) está “suprindo a carência”. Estamos vendo uma (será UMA, apenas?) geração que vai do jardim de infância às universidades, pós-graduações, doutorados, etc., SEM AULAS, tudo em razão dessa pandemia. Dá para se avaliar os danos?

PRIORIDADES?

Claro que devem existir, obrigatoriamente, prioridades na aplicação das vacinas contra o coronavírus. E, apesar de tudo, as autoridades estão tentando acertar nas escolhas dessas prioridades. Mas, pouco se fala sobre OS PROFESSORES. Penso que já é hora de se DEFINIR em qual momento os professores, de todos os níveis, devem ser vacinados. Claro que o ideal seria que até mesmo os estudantes fossem vacinados, mas, como já está provado, os jovens são bem menos suscetíveis ao contágio. Creio que já estão pensando nisso e comitês de pessoas capacitadas estão se reunindo para definir isso tudo e fazer com que medidas sejam tomadas. O que não dá para continuar é esse vácuo no ensino, com a ausência nas salas de aula.

O “COMUNISMO”

Inegavelmente, o “comunismo” precisa ser erradicado do Brasil. Do jeito que está não pode mais continuar. Recentemente, mesmo com pandemia e tudo, estudos mostram que “OS SEIS BRASILEIROS MAIS RICOS detém a mesma riqueza que os CEM MILHÕES de brasileiros mais pobres”. Mas, o que é isso? Como podem ser “só SEIS brasileiros”? Já é mais do que hora de se aumentar esses SEIS para VINTE ou TRINTA brasileiros BILIONÁRIOS, detendo a mesma riqueza do que DUZENTOS MILHÕES de brasileiros. Quantos pobres e miseráveis mais existirem no Brasil, mais fácil de dominar completamente, sem necessidade de vacinas que “controlem e modifiquem o DNA” desses comunistas. Bem, como a capacidade de entendimento é um tanto quanto limitada, melhor eu esclarecer quer ESTOU SENDO IRÔNICO, taokey?

PRIVATIZEM TUDO!

Bastaria um breve estudo para se concluir quais os “métodos” utilizados pelos “de sempre” para convencer a população de que “PRIVATIZAR É A SOLUÇÃO” para as estatais, sejam ou não deficitárias. Nunca ouvi comentários sobre “colocar PROFISSIONAIS competentes nas diretorias dessas empresas, ao invés de POLÍTICOS amigos”. A privataria da Vale do Rio Doce foi emblemática. Entregue por ridículos 3 bilhões – com os “autores da façanha” vibrando pelo “ágio” – quando valia, no mínimo QUATROCENTAS VEZES MAIS. E nem é bom falar sobre a privataria das contas (sim, as faturas para cobrar, pois as dívidas ficaram para o povão ignaro pagar e está pagando até hoje) da CRT e de parte da CEEE.

PRIVATIZEM TUDO! II

Depois das “entregas” que já fizeram, dedicam-se também às rodovias. A última “novidade” é a ERS-122, que está parcialmente entregue ao pedagiamento pela estatal EGR. O valor do que é arrecadado tem custo de menos de DEZ POR CENTO para a administração e o restante DEVERIA ser aplicado na manutenção, duplicação, etc., da própria rodovia e de tantas outras não pedagiadas, pois o dinheiro seria suficiente. Mas, não, enfiam o dinheiro nos cofres sem fundo do Estado, juntamente com os absurdos arrecadados com os 42,85% do ICMS sobre os combustíveis, IPVA, multas e toda a fantástica receita sacada do bolso dos idiotas proprietários de veículos, que pagam tudo calados, omissos, cordatos.

PRIVATIZEM TUDO! III

E considerando-se que já dizem há décadas que “o poder público” não sabe administrar, com destaque para estatais, por que não se fala em “administrar tudo”, já que as despesas superam – e muito – as receitas, aplicando-se essas medidas nos executivos, legislativos e judiciários de todos os níveis? Estaria tudo resolvido, não?

ÚLTIMAS

Primeira: E ainda sob o mesmo aspecto, considerando-se que Bolsonaro afirmou claro, alto e bom som que “o Brasil está quebrado”, privatizar o Brasil TODO não seria a alternativa correta?

Segunda: Cabe perguntar, também, qual ou quais as razões de mais de DEZ empresas multinacionais já foram embora do Brasil e outras tomarão o mesmo rumo? Será que elas não teriam interesse em “dar um lance” para comprarem o Brasil?

Terceira: O homem que havia sido demitido por Bolsonaro porque usou, indevidamente, avião da FAB, foi readmitido…ou melhor, transferido do ministério do meio ambiente para a secretaria de comunicação do Palácio do Planalto. Tudo normal!

Quarta: O povo brasileiro, que se interessa um mínimo do que acontece a um palmo na frente do seu nariz, deve estar curioso para saber QUEM ganhará com a “privatização” do Banco Central;

Quinta: Para quem AINDA não havia entendido o significado do “Centrão” nos governos, desde 1964, agora, com a eleição de Lira na Câmara e Pacheco no Senado, deve ter ficado claro, né?

Sexta: Eles fazem parte da “nova política”, da qual Bolsonaro participou durante 28 anos – trocando 9 vezes de partido – e, portanto, conhece muito bem. Por isso sabia como fazer para conquistar aliados de ocasião;

Sétima: Arroz aumenta o preço em 94,2% em Porto Alegre, em doze meses. Bem, se isso não é caso de policia civil, militar, policia federal, ministério público, PROCON, congresso nacional, etc., etc., etc., é porque o povo não passa de um mero “detalhe” para os “não comunistas”;

Oitava: E comentar sobre o preço dos combustíveis, gás de cozinha, carne, óleo de soja, etc., dá ânsia de vômito. Mas, é “culpa” dos que ficam em casa e comem muito, forçando o tal de “mercado” a aumentar os preços pelo excesso de procura, né?

Nona: O Inter segue célere rumo ao título, enquanto o Grêmio luta por uma “vaga” na Libertadores. Quem atingirá seu objetivo? Saberemos dentro de menos de quinze dias, não?