PEQUENO GRANDE HOMEM!

Quem teve o privilégio de desfrutar da convivência, da amizade de ITACYR LUIZ GIACOMELLO deve estar com um imenso sentimento de vazio no peito, na alma, no coração. Um ser humano pequeno na estatura e gigantesco em tudo o mais que se pode esperar de um homem de valor, de caráter sem jaça, que decidiu cedo a enfrentar as vicissitudes, os reveses que sua anatomia poderia lhe causar. Itacyr foi correspondente do Correio do Povo; foi colunista por muitas décadas do Jornal Semanário; foi funcionário exemplar de empresas; pesquisador; escritor; teve participação na Fenavinho desde sua primeira edição em 1967; foi vereador; participou forma marcante em entidades.

UM GIGANTE, SEM DÚVIDAS!

A história de Bento Gonçalves era um arquivo indelével na mente desse gigante. Perdi um colega, um amigo e uma referência de vida. Seu pai e avô, prezados Vicente, Fabiane, Brenda e Aline sempre será um motivo de orgulho para vocês e para todos nós. Itacyr não deixou jamais a vida passar por ele, ELE PASSOU POR ELA E A MARCOU, até mesmo pela forma bem humorada com que levava sua deficiência, o que não o impedia de ser presença ímpar onde quer que estivesse. Sim, Itacyr Giacomello, passou e registrou seu nome nos anais da história de Bento Gonçalves. Esperemos para ver a Câmara de Vereadores imortalizá-lo com seu nome em logradouro público de Bento Gonçalves. É o mínimo que nós, bento-gonçalvenses, podemos fazer em retribuição ao que o Itacyr fez pelo município.

POR QUE A RESISTÊNCIA AOS FATOS CONCRETOS?

Pelamordedeus!!!! O que está acontecendo no Brasil, com grande parte de seu povo? Vídeos, áudios, documentos, testemunhas são escancarados na imprensa nacional e mundial; fatos notáveis de corrupção, desvios de dinheiro público, falcatruas, organizações obviamente criminosas são delatadas de várias formas, havendo até CONFISSÕES de participações ativas nesse mar de lama em que vivemos, mas, o que se vê, ouve, constata? Que milhões de brasileiros não acreditam – ou fingem não acreditar -, mantendo seus “corruptos de estimação” em total proteção pessoal. Pior, agridem e ofendem a quem fala sobre o lodo fétido da corrupção, lhes atribuindo qualificativos inacreditáveis. Pobre Brasil!

ANEDOTA? PIADA?

Há uma anedota antiga, clássica, do folclore brasileiro que merece agora, mais do que nunca, ser lembrada, pois, me parece, cabe perfeitamente na atual situação do Brasil. Ei-la: “Dizem que depois de criar o mundo, Deus o dividiu em países, os povoou, distribuindo secas, furacões, terremotos e vulcões por todo o planeta. Então um anjo, se revolta e pergunta por que o BRASIL foi brindado com uma natureza fantástica, isenta de grandes catástrofes naturais. E Deus responde: O país é perfeito, demais sim, e afirma: Mas, espere pra ver o povinho que vou colocarei no Brasil”. Será mesmo que foi anedota, piada? A se analisar, friamente, o que estamos vivendo, notadamente no meio político  alhures, há que se questionar se é, mesmo anedota ou piada, não? Menos mal que o “povinho” já é minoria…

E AÍ, PREFEITO AMARILDO?

Estou questionando por que as reclamações que chegam a mim se multiplicam. Esta semana, mais uma chegou e de forma contundente. Uma senhora, meia idade, tipo 50 anos, dizendo que acompanha minhas colunas e as posições que tenho sobre trânsito, no seu todo. E pediu que comentasse também sobre o tempo das sinaleiras para pedestres. Afirmou ela – e conferi – que o tempo pode ser satisfatório para jovens, mas para pessoas mais “antigas” ou portadoras de alguma dificuldade de locomoção mais rápida, não têm como acelerar e há veículos que buzinam, com motoristas irritados.

QUE TAL COMEÇAR?

O problema com sinaleiras em TODA A CIDADE já é histórico. Por que, então, caro Prefeito, o senhor não manda alguém, com conhecimento sobre o assunto, tipo sincronia de sinaleiras, locais onde é imperioso instalá-las, enfim COMEÇAR a fazer algo a minimizar o caos diário que estamos vivendo? Bento Gonçalves multiplicou geometricamente o número de veículos circulando nas últimas duas décadas. E o que foi feito pelo trânsito para, pelo menos, TENTAR ADEQUAR nossas ruas centenárias? Respondo: menos de 0,1% do necessário, Prefeito Amarildo. E essa é a minha opinião e de muitos cidadãos, baseada em fatos. Acredite!

ÚLTIMO FIM E SEMANA

Este será o último final de semana de EXPOBENTO/FENAVINHO. Além das muitas atrações que o evento oferece, hoje, feriado local, a seleção do Brasil estará em campo para sua estreia no mundial, jogando em New Jersey, cidade ao lado de New York. Não dá para perder!

ÚLTIMAS

Primeira: E como seria de se esperar, o Felipe Almeida, da diretoria de ExpoBento, anunciou que o jogo estará em telão no palco 360º, com som e imagem. Levo fé na seleção brasileira. O futebol está muito nivelado, prevalecendo preparo físico e garra; Segunda: Se não tivessem morrido milhares de inocentes, até daria para levar na gozação as idas e vindas do trumpo. O seu amigo de Israel não está dando mais a mínima pelota pro trumpo e bombardeia os inocentes do Líbano; Terceira: E o trumpo mudou de ideia, desta vez da manhã para a tarde. Ameaçou “coisas terríveis” contra o Irã de manhã e à tarde suspendeu “porque as negociações estavam avançadas com o Irã”. Mentiu, como tem sido a tônica; Quarta: E seu aliado netanyahu “tá nem aí pra ele”. Trumpo mandou suspender os bombardeios contra o Líbano e o “aliado” mandou ver: tacou bombas! Detalhe: quem abastece o “aliado” é os Estados Unidos. Rebeldia? Quinta: O Brasil está prestes a quebrar, mesmo, conforme afirmam, categoricamente, “renomados” economistas, políticos, experts e assemelhados, no que encontram eco nos repasses sem checagem das “marias de todos os bairros” nas redes sociais; Sexta: Divulgada a inflação oficial de maio, 0,58%, mesmo com tantas “diabruras” mundiais do trumpo e de seus fiéis seguidores brasileiros, que catapultam seus preços mesmo sem motivo algum, com o desemprego nos mais baixos índices e o salário médio brasileiro batendo recordes, além de outras coisas “ruins”, dá para se dizer que o Brasil já está “quebrado”, não? Sétima: Se tem ouvido muito falar na “fantástica fábrica de chocolates”, nas “rachadinhas” e “rachadonas” do Rio de Janeiro (que, “estranhamente”, repousam em gavetas do judiciário), mas, será que as milhares de “rachadinhas” Brasil afora passarão batidas eternamente? Oitava: Pesquisa do Realtime Big Data desta sexta-feira, 12: Para 39%, o pix é mérito do Banco Central, o óbvio ululante; para 23%, mérito é do Bolsonaro, mesmo que ele não tivesse a menor ideia do que era o pix quando o Banco Central o lançou; para 16% o mérito é de Lula, que só o está defendendo do trumpo; para 2%, foi Temer e 20% não souberam responder. Mas, o importante é que neste findi teremos seleção brasileira e ExpoBento/Fenavinho.