OS “MILAGRES” DO FUTEBOL

Sim, claro, há quem não goste de futebol e eu conheço várias pessoas. Mas, indubitavelmente, a maioria ama, adora esse esporte mágico, único, inigualável que mobiliza e encanta bilhões de pessoas pelo mundo todo. Há países em que o futebol não é o esporte principal, como os Estados Unidos, por exemplo, mas não é ignorado. Tanto que até o “maior jogador de todos os tempos”, Pelé, foi contratado para jogar lá, objetivando popularizar o futebol. Não seria esse um “milagre” ocorrido no país onde o basquete e o baseball são prioritários? Parece-me que sim!

SÃO MÚLTIPLOS OS “MILAGRES”

Recentemente, com a realização da Copa do Mundo, milhões de pessoas viajaram muito e gastaram muuuuittoooo para poder assistir aos jogos no longínquo Catar. Os bilhões que não puderam se fazer presente pelo alto custo, pela distância ou, mesmo, por questões de trabalho, sentaram no sofá e vibraram com os 64 jogos da Copa, até mesmo os que viram o time do seu país ser eliminado. E como se pode qualificar o encontro dessas milhões de pessoas tendo, entre elas, “inimigos” históricos, até milenares, convivendo pacificamente e brincando juntos? Claro, só o “milagre” chamado FUTEBOL consegue proporcionar isso.

E AQUI?

Pois é, aqui, no Estado do Rio Grande do Sul, aconteceu no dia 4, quarta-feira, um desses “milagres”. O jogador da seleção do Uruguai, LUIZ SUÁREZ, que jogou há poucos dias na Copa do Mundo, foi contratado pelo Grêmio, que recentemente subiu da série B do Brasileirão para a série A. Mas, como que o Grêmio, que teve déficit pela grande perda de receitas, conseguiu contratar um craque como SUÁREZ? Eis mais um “milagre” do futebol: vários investidores ajudaram o Grêmio a bancar essa contratação.

E AGORA, GREMISTAS?

Bem, agora os gremistas da gema, gremistas de nascimento, gremistas de alma e coração não hesitarão em APOIAR o nosso Grêmio associando-se logo ao Clube. Ser SÓCIO DO GRÊMIO é a melhor forma de mostrar o gremismo que pulsa dentro de cada um. Ser gremista é ter orgulho de mostrar a carteira de SÓCIO DO GRÊMIO. A nova diretoria, eleita há pouco, assumiu e começou a trabalhar duro para recolocar o Grêmio no seu devido patamar e, por isso, merece o apoio de toda a torcida. Então, faça a sua parte, meu caro gremista: ASSOCIA-TE! Há várias modalidades de associação. Escolha a que mais te convém a faça parte da MAIOR TORCIDA DO SUL DO BRASIL, mas como SÓCIO.

PELÉ, O REI!

Causa estranheza que AINDA se encontre brasileiros que questionem a “MAJESTADE” de Edson Arantes do Nascimento, o UNIVERSALMENTE conhecido como PELÉ. Eu tive o privilégio de ver Pelé jogando pelo Santos contra o meu Grêmio. No dia 29 de dezembro, Pelé nos deixou. Morreu o MITO, nasceu a LENDA! E o MUNDO TODO o reverenciou como o “REI DO FUTEBOL”. Como, então, se pode ver brasileiros vilipendiando aquele que foi o maior embaixador do Brasil no mundo, desde 1.500? Será apenas desconhecem os feitos do mais ilustre brasileiro de todos os tempos? A LENDA PELÉ terá lugar de destaque na história do MUNDO. Pelé é ETERNO!

O “TALIAN” DEVE NOS ORGULHAR!

A reportagem da RBS TV nos mostrou, no Jornal do Almoço, as diversas línguas que são faladas no nosso Estado. E, claro, o “Talian” – dialeto italiano – mereceu destaque. E um DICIONÁRIO com 182 páginas, intitulado “Dicionário Talian/Português/Italiano de Curiosidade, Elogios e Impropérios”, organizado e escrito pelo professor Roni Dall’Igna. Mas, por que, então, o nosso “Talian” é ouvido raramente em Bento Gonçalves, até mesmo no interior, onde residem os descendentes de imigrantes italianos? Eu tenho uma teoria: muitos dos filhos e netos desses descendentes passaram a ter “vergonha” do sotaque e deixaram de falar em casa, no interior, depois que vieram estudar “na cidade”. Uma lástima que uma “herança” dessa magnitude esteja sendo extinta.

E A CORSAN FOI PRO ESPAÇO!

E o leilão com UM ÚNICO PARTICIPANTE, que ofertou a merreca de 4,1 bilhões (ágio de menos de 2% sobre o valor fixado pelo próprio governo do Estado) teve “batido o martelo”. A CORSAN passará, brevemente, para as mãos da “adorada” (por alguns) iniciativa privada. Não, não é rodovia, estatal de ferrovia ou de gás. É a que FORNECE ÁGUA, digo, VIDA, para a população. O LUCRO dos felizes compradores será garantido por medidas de “equilíbrio econômico”, caso não atinja os patamares desejados? Voltarei a esse assunto, obviamente.

ÚLTIMAS

Primeira: Ainda a CORSAN. Será que TODO o patrimônio, inclusive prédios (como o do centro de Bento Gonçalves) estão no “pacote” leiloado? Há quem duvide, mas “quem duvida é louco” ou está com a razão? Breve saberemos!

Segunda: E as rodovias pedagiadas pelo Estado, como a RS-122, por exemplo, seguem sendo TOTALMENTE recapeadas. As felizes “compradoras”, que brevemente, enfiarão as cancelas no dos usuários, agradecem, certamente;

Terceira:  Só o CTB continua sendo ignorado, no tocante à sinalização horizontal e vertical, pois TODOS os trechos recuperados estão no breu total, com visibilidade precaríssima à noite. Danem-se os usuários, né?

Quarta: E o “calçadão” que estão construindo na rua Herny Hugo Dreher deverá eliminar o “congestionamento de pedestres” que ocorria ali. Vai ver que é por isso que eliminaram estacionamentos na rua;

Quinta: O vereador Rafael Fantin, o Dentinho, distribuiu para DEZ entidades todo os valores que recebeu de AUMENTO DE SALÁRIO em 2022, como prometeu, quando votou CONTRA o aumento. Parabéns, vereador Dentinho! Se algum mais o imitar, outras entidades agradecerão, certamente;

Sexta: Enquanto isso, o “TRENZINHO DA ALEGRIA” disparou Brasil afora. Congresso Nacional, assembleias legislativas, câmaras de vereadores, etc., se deram polpudos aumentos;

Sétima; E o “efeito cascata” que tais aumentos provocam no “andar de cima” do funcionalismo público NÃO DEVERÁ FURAR O TETO DE GASTOS, né? São só vários “bilhõezinhos”. O que “fura o teto” é o Bolsa Família e o salário mínimo. Putz!

Oitava: E os “caras-pálidas” conseguiram politizar até o aumento indevido da gasolina. O zeramento dos impostos federais decretado por Bolsonaro iria até o dia 31 dezembro. Os aumentos ocorreram ANTES disso e pronto!

Nona: Gremista, associar-se ao Grêmio é importante para o Clube e para a torcida. Faça a sua parte! Assista aos jogos do Suárez com a carteira de sócio na mão!