Os órgãos de trânsito estarão mobilizados, a partir da zero hora desta sexta-feira, 5 de fevereiro, para prevenir acidentes no feriado de Carnaval. A Operação Viagem Segura se estende até a meia-noite de terça-feira, 9, com reforço da fiscalização das estradas e vias municipais. A reunião para alinhar a estratégia operacional das instituições governamentais durante o Carnaval ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, no Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública.

Na análise estatística do DetranRS, o Carnaval não está entre os feriados mais violentos no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas e a tradição de consumo de álcool nessa festa inspiram cuidados redobrados. A média nos últimos cinco anos foi de 5,6 vítimas fatais/dia no feriadão de Carnaval, abaixo da média geral dos 15 feriados prolongados em que se desenvolve a operação (6,6 mortes/dia). No ano passado, foram 30 mortes nos seis dias de operação. Na estatística do Detran/RS são contabilizadas as vítimas fatais que morrem até 30 dias após o acidente (por isso o número pode ser diferente das notícias divulgadas ao final do feriado, quando estão contabilizadas somente as vítimas no local).

Essa é a 55ª edição da Viagem Segura, que reúne Polícia Rodoviária Federal, Detran/RS, Polícia Civil, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM em operações de fiscalização nos feriadões e finais de semana em que é esperada uma maior movimentação nas estradas. Também atuam como parceiros órgãos de trânsito municipais (EPTC em Porto Alegre), Cetran/RS, Famurs, Daer, Dnit, EGR e ANTT.

Informações do Governo do Estado.