O balanço parcial da Operação Viagem Segura de Carnaval contabiliza 13 vítimas fatais e 410 feridos neste feriado de Carnaval. Desde a zero hora da sexta-feira, 5 de fevereiro, até a meia-noite de terça-feira, 9, foram 632 acidentes nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM) e Comando Rodoviário da BM seguiram a operação com fiscalização intensiva até a meia-noite desta Quarta-feira de Cinzas.

Durante os primeiros cinco dias de operação, 61,3 mil veículos foram fiscalizados e mais de 13 mil infrações registradas. As polícias ainda recolheram quase 1,2 mil veículos e 535 carteiras de habilitação irregulares. O número de teste de etilômetro aplicados ultrapassa os 5,6 mil, com 389 infrações por dirigir sob o efeito de álcool, sendo 92 com concentração de álcool no sangue que a legislação configura como crime de trânsito.

Esta é a 55ª Operação Viagem Segura e a quinta edição realizada no feriado de Carnaval. Nos seis dias da operação do Carnaval de 2015 (zero hora de sexta até meia noite da Quarta-feira de Cinzas), foram registrados 901 acidentes, sendo 21 com mortes, 367 com lesões e o restante com danos materiais. Os acidentes registrados na operação do ano passado resultaram em 23 mortes no local e 540 feridos. Com a metodologia internacional adotada pelo Detran/RS, que acompanha as vítimas até 30 dias após o acidente, o feriado de 2015 resultou em 30 mortes no trânsito.

Informações do Detran/RS.