A Operação Avante Força Total, que começou na quarta-feira, 28 e teve duração de 24 horas, resultou na prisão de 19 pessoas e na apreensão de materiais ilícitos. A ação foi executada na Serra, tendo o maior número de prisões em Caxias do Sul, onde 12 pessoas tiveram o flagrante por receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e tráfico de entorpecentes.

No total, foram apreendidas 66 munições de diferentes calibres, dois rádios comunicadores, três balanças de precisão, duas toucas ninjas, três coletes balísticos, 626 gramas de maconha, 517 pedras de crack prontas para venda, 25 buchas de cocaína, uma espingarda, seis revólveres, uma pistola .380 e duas pistolas .12.

Durante a operação, os policiais também prestaram apoio a uma abordagem da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, onde foram localizados 32 tijolos de cocaína que estavam escondidos em um veículo.

Em Bento Gonçalves, durante a operação foram realizadas abordagens policiais qualificadas, reforço no policiamento em áreas de estabelecimentos comerciais e de ensino, patrulhamento em áreas de vulnerabilidade social e nos locais onde ocorre maior concentração de pessoas, visando melhoria da segurança para a população.