Recomendação visa locais com grande quantidade de casos de Covid-19 e que precisam desafogar demandas de serviços essenciais

Nesta quinta-feira, 17, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que os países que estão com alto número de infectados por Covid-19 podem encurtar o período de quarentena, estipulando um prazo menor do que 14 dias. Esse anúncio foi feito visando locais com grande presença de pacientes confirmados e, consequentemente, com serviços essenciais sob pressão. A recomendação vem para tentar desafogar demanda desse tipo.

A quarentena pode ser reduzida para até 10 dias, segundo a organização, ou, até mesmo, para sete, caso seja feito teste negativo. Em países sem muita presença de testes, os sintomas deverão ser usados como um medidor.

A OMS também disse que locais podem considerar o relaxamento das medidas para aqueles em contato com alguém infectado, mas que não tem confirmação. Pessoas com maior risco de infecção, como profissionais da saúde, devem ser priorizados nessa escala de período de quarentena.

Alguns países já adotaram a medida de redução no prazo, como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.