A vizinha de Recife, Olinda, é conhecida por suas ladeiras e seu centro histórico, além de um dos carnavais mais famosos do país e de tornar-se uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil.

Possui várias igrejas barrocas, riquezas católicas e uma arquitetura rústica e muito colorida. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.

O famoso Carnaval de Olinda, em Pernambuco, é embalado ao som do frevo, maracatu e outros ritmos de Pernambuco. Bonecos gigantes caracterizados desfilam pelas ladeiras da cidade levando junto com eles, os vários blocos carnavalescos que fazem a alegria da população.

Quem viaja à Recife, aproveita para conhecer o centro histórico de Olinda, repleto de ladeiras, construções antigas, igrejas e museus. Além da parte histórica há outros atrativos, como o Mirante do Alto da Sé e as praias de Olinda, com destaque para a Praia de Bairro Novo.

O que fazer por lá?

  • Visitar o Centro Histórico de Olinda
Foto: Divulgação

Símbolo da preservação dos tempos de colônia, a arquitetura, as ruas e as paisagens resgatam de forma primorosa a história do país. Mas não é só do período colonial que a cidade remete, as fachadas de casas coloridas lembram épocas um pouco mais recentes.

Mesclada com a arquitetura, a vegetação ainda presente dentre as casas e as edificações, dá um toque muito especial ao local.

  • Conhecer o Mirante do Alto da Sé ou Mirante da Caixa D’água
Foto: Prefeitura de Olinda

O mirante se localiza no local mais alto do centro histórico de Olinda, próximo à Catedral da Sé. Oferece vistas de 360 graus do centro novo de Olinda, centro histórico, praias e orla de Recife.

No local há apresentações locais, lojinhas barracas de lanches, como tapiocas e acarajés.

  • Visitar o Convento de São Francisco
Foto: Divulgação

O Convento de São Francisco oferece belezas arquitetônicas e decorativas incríveis. No claustro, 16 painéis de azulejos mostram a vida e a morte de São Francisco. Os azulejos tanto do pátio interno quanto das capelas são portugueses e com detalhes barrocos.

Incorporados ao convento, tem também a igreja Nossa Senhora das Neves, e três capelas, sendo elas a Capítulo, Sant’Ana e São Roque.

  • Admirar obras no Museu de Arte Sacra de Pernambuco – MASPE
Foto: Val Lima Secult-PE

O museu localiza-se no Alto da Sé e tem um acervo baseado em objetos e símbolos da fé católica. Possui quadros e imagens eruditas policromadas e douradas, assim como objetos dos cultos da igreja.

O MASPE é dividido em várias partes, cada uma dedicada a uma certa forma de arte, desde imagens relacionadas a igreja, pinturas, estátuas, e até uma pequena igreja e uma representação da história de Jesus Cristo.

  • Visitar o Mosteiro de São Bento
Foto: Divulgação

Classificado como o primeiro mosteiro benedito do Brasil, é uma bela demonstração da arquitetura barroca. Em seu interior as sanefas de talha dourada, gradis de jacarandá e pinturas de episódios da vida de São Bento, chamam muita atenção.

Há também, retratos de antigos abades e mestres da Ordem Beneditina no país, além do rico mobiliário. E em seu claustro estão sepultados vários monges que viveram na abadia.

Junto ao convento fica a Igreja de São Bento, reconstruída após um incêndio no Mosteiro. É muito bem decorada por fora com desenhos e obras de origem beneditina. E por dentro ela continua impressionando, com diversos detalhes em ouro, desenhos, painéis, e o teto, que também é uma obra de arte.

  • Visitar a praça e Igreja do Carmo
Foto: Matti Blume

A praça tem como destaque a Igreja, que leva o mesmo nome, e que é uma linda obra barroca. O local fica quase na orla da praia, sendo bem localizada e é vista do Alto da Sé, sendo importantíssima para a paisagem da região.

Além da Igreja do Carmo, confira a lista de igrejas do município. http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/igrejas

  • Visitar a Casa dos Bonecos Gigantes
Foto: Divulgação

Famosos em todo o Brasil e até no mundo, os Bonecos Gigantes de Olinda são os destaques no carnaval da cidade. Além de serem as atrações no carnaval, ficam expostos o ano todo para visitação. Eles representam diversas personalidades históricas e nessa casa ou embaixada, onde a história de cada boneco é contada.

A visitação acontece diariamente das 8 às 18 h com o acompanhamento de um guia.

  • Se divertir no Carnaval de Olinda
Foto: Alice Mafra/ Prefeitura de Olinda

O carnaval de Olinda é o principal motivo de visitação da cidade, que é famoso em todo o Brasil. Assim como suas outras atrações culturais, até mesmo no carnaval a história é muito enfatizada e respeitada, mantendo as tradições do carnaval pernambucano.

Os ritmos que mais destacam, são o Frevo e o Maracatu. O Maracatu divide-se em Maracatu Nação (uma manifestação com relação ao candomblé e a cultura negra); e o Maracatu Rural (relacionado ao folclore da região). O frevo mistura a música e a dança e também é uma manifestação cultural, nesse caso, das classes trabalhadoras.

Os desfiles são onde o povo se reúne para muita festa e diversão, sendo que a principal atração são os Bonecos Gigantes, que ganham novos personagens a cada ano.

  • Praias de Olinda
Foto: Divulgação

Além do famoso carnaval de Olinda e seu centro histórico, as praias também são bons motivos para conhecer a cidade.

  • Praia do Bairro Novo

É uma das praias mais conhecidas da cidade, que recebe um bom número de turistas na alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia, mar é calmo e águas transparentes, ótima para banho de mar. É bem movimentada e cercada por pedras, que dividem a praia e dão um toque especial para a mesma.

  • Praia da Casa Caiada

É uma das mais frequentadas do município, por sua proximidade com o centro da cidade. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia grossa, também com mar calmo e águas transparentes, onde são praticados esportes como jet ski e o caiaque.

Possui boa infraestrutura, com diversos prédios de alto padrão na orla, calçadão, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e quiosques que possibilitam passar o dia se refrescando a aproveitando a bela praia.

  • Praia Rio Doce

Apesar de não receber muitos turistas, a praia tem uma boa estrutura, principalmente no comércio. Possui um ambiente rústico e é mais frequentada por pescadores e moradores locais.

A sua faixa de areia é bem larga, o mar é muito calmo, que traz um ar de tranquilidade e relaxamento. É uma praia mais para famílias, e pela boa faixa de areia, é comum a prática de esportes como futebol e vôlei.

  • Praia do Farol

Localizada no bairro novo, oferece boa estrutura, principalmente em opções gastronômicas. As águas da praia são muito calmas e mornas, indicada para toda a família.

  • Praia de São Francisco

Praia simples, com pouco movimento, visual rústico ideal para descansar. É frequentada pelos moradores próximos e pescadores. Conta com uma boa faixa de areia, mar calmo e águas transparentes. Ideal para relaxar e passar o dia com a família.

  • Praia do Carmo

Praia pouco conhecida, frequentada por moradores da região e pescadores. Possui uma boa faixa de areia grossa, com mar calmo e águas transparentes, mas existe uma faixa que o mar é mais agitado para surfistas.

  • Praia dos Milagres

Uma das melhores praias da Olinda, com muitos turistas e uma visão incrível de Recife. É uma praia muito rochosa, se diferenciando das outras. Apesar de não ter uma estrutura muito grande, tem uma ótima vista e curta faixa de areia.

Fonte: www.viagensecaminhos.com