Com uma trajetória de vida marcada por atos de empatia, o domingo do dia 14 de abril não poderia ser diferente. Foi muito mais do que uma festa para celebrar os 80 anos de vida do senhor Oswaldo Zorzi, mas também, um dia de verdadeira solidariedade.

Ao concordar em fazer a festa para comemorar o aniversário, seu Zorzi decidiu abrir mãos dos presentes que receberia para si, em prol de ajudar o próximo. Junto ao convite enviado tinha um envelope, para que os convidados contribuíssem com a quantia que pudessem. “Quando meus filhos falaram para fazer a festa, eu disse que ia colocar no convite que não queria presentes, mas sim doar tudo que viesse. Foi melhor assim”, afirma Zorzi.

Ao todo, foram arrecadados R$ 7 mil reais, convertido posteriormente em ajuda para instituições de Bento Gonçalves. Com o valor acumulado foi possível auxiliar no pagamento da conta da água e energia elétrica do Lar de Idosos Luchese, ambas vencidas e prestes a serem cortadas. Também foram compradas três mil fraldas, distribuídas para a Ação Social Cristo Rei, Liga de Combate ao Câncer, Lar do Ancião e ao Lar de Idosos e Luchese. Produtos de higiene também foram doados para essas instituições.

Senhor Oswaldo Zorzi comprou mais de três mil fraldas para doar

Seu Zorzi, que iniciou a vida profissional trabalhando como agricultor junto dos pais, também trabalhou por 20 anos em vinícolas. Hoje, apesar de aposentado, ainda trabalha como pintor. Seus exemplos de ajudar quem precisa, são vistos com orgulho pelos três filhos. “Ele sempre teve muita preocupação em ajudar quem é menos favorecido. Chegava a levar os jogadores da equipe de base do Esportivo para almoçar lá em casa porque eles não tinham comida. Fazia campanhas, pedia roupas. Os meus pais sempre trabalharam muito pelas comunidades, pelas igrejas, fazíamos de tudo para ajudar as pessoas que precisam e faz isso até hoje com 80 anos. Esse exemplo é só mais um motivo de alegria”, conta uma das filhas, Adriana Zorzi.

A festa, realizada na Capela de Nossa Senhora das Neves, mesmo local onde seu Zorzi estudou e fez seu catecismo, reuniu amigos e familiares. “Sempre fui de ajudar. Trabalho muito na Paróquia Cristo Rei e nas comunidades, mas queria um dia fazer alguma coisa para essa gente que precisa e a melhor maneira foi essa.  Graças a Deus o pessoal entendeu e ajudou bastante. Não era muita gente, mas nós dividimos o dinheiro para ajudar. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. É muito gratificante poder fazer isso.”, acredita Zorzi.