De acordo com os dados, são 47 pacientes críticos que ocupam os espaços de 40 leitos na instituição; apesar dos altos índices, o número de internações provocadas pela covid-19 representa 27,7% dos casos

O número de internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, voltou a ultrapassar os 100%, conforme aponta o sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta terça-feira, 31. De acordo com os dados, são 47 pacientes críticos que ocupam os espaços de 40 leitos na instituição. Desse total, 13 são confirmados com a covid-19, três são considerados suspeitos e 31 pacientes seguem internados em decorrência de outras comorbidades.

Conforme as informações apuradas pela reportagem do Semanário, no espaço destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde, onde são disponibilizados 18 unidades, a ocupação chega a 105,6%, com 19 pessoas internadas. Já na ala voltada aos planos de saúde privados, a situação é pior: são 28 pessoas internadas em um espaço destinado a 22 internados, o que representa 127,3% de ocupação.

Este é o maior índice de lotação no Tacchini desde o dia 17 de agosto. A média de ocupação nos últimos 15 dias ficou em torno de 80 a 90% de ocupação. Apesar dos altos índices, o número de internações provocadas pela covid-19 representa 27,7% dos casos.

Leitos clínicos covid-19 e respiradores

Se por um lado, a ocupação nas UTIs é alarmante, nos leitos clínicos covid-19, a situação é considerada tranquila, uma vez que dos 41 espaços destinados a esta enfermidade, 14 estão ocupados, representando 34,1 do total. Nesta ala, desde o dia 17 de agosto, os índices de ocupação não ultrapassam os 60%.

A utilização de respiradores também é considerada sob controle, uma vez que dos 54 aparelhos existentes na instituição, 15 estão sendo utilizados, o que representa 27,77% de ocupação.

Foto: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini