Apesar do alto número, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), explica que na maioria dos casos, a situação ocorre, em razão de um atraso no registro da vacina no Sistema Nacional de Imunizações (SNI)

Bento Gonçalves possui mais de 3,9 mil pessoas sem o registro de aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19, no Sistema Nacional de Imunização (SNI) do Ministério da Saúde. Os números também constam no sistema direto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo os dados no vacinômetro municipal, das 3.978 pessoas que não tiveram aplicação da vacina registrada, 2.088 são da AstraZeneca; 1.831 da CoronaVac e 59 da Pfizer. As informações foram atualizadas nesta terça-feira, 31.

Apesar do alto número, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), explica que na maioria dos casos, a situação ocorre, em razão de um atraso no registro da vacina no SNI, dando a ideia de que muitas pessoas ainda não completaram o esquema vacinal. De acordo com a coordenadora do setor de Imunizações da SMS, Luiza Do Rosário, no final de semana que passou, as equipes da pasta realizaram uma força tarefa para atualizar as informações no sistema estadual. A expectativa é de que os dados estejam atualizados nos próximos dias.

Indagada sobre a falta de imunizantes, Luiza garante que o encaminhamento e a liberação de doses seguem o cronograma previsto anteriormente.

Para evitar que os munícipes percam a data para recebimento da segunda dose da vacina contra a covid-19, Luiza explica que entre as estratégias sugeridas pela secretaria está a busca ativa por nome dos faltantes. A listagem é atualizada semanalmente e assim, quem está em atraso, é comunicado para procurar o local de aplicação o mais breve possível.

Secretaria Estadual repassa informações consolidadas

Além de construir sua própria maneira de busca ativa, a SES está fornecendo as informações consolidadas para agilizar e facilitar o trabalho dos gestores municipais. Além disso, uma das recomendações apontadas pela pasta é a mobilização de associações comunitárias dos bairros, no intuito de ampliar a divulgação com relação aos públicos-alvo e locais de aplicação das doses em cada cidade.

Foto: Rodrigo Chagas / Divulgação