O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de dezembro de 2018 para a região de abrangência da UCS: Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Veranópolis e Vacaria.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTe).

Em Bento Gonçalves, no mês de dezembro foram fechados 511 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um decréscimo de 1,29% sobre o total de empregos formais. No período, os setores que mais fecharam vínculos foram o da Indústria de Transformação com 321 ocupações a menos e Serviços com 96 vagas subtraídas. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 3 vagas abertas.

O saldo acumulado no ano é de 649 novos vínculos. Nos últimos 12 meses foram abertos 649 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,69%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram ofícios foram o de Serviços, com 246 novas vagas, seguido pela Construção Civil, com 233 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral e o da Agropecuária, com 21 e 13 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 12,62%.